Ouvir a população e atender suas demandas são características de uma gestão pública eficiente e de qualidade. Atendendo esta máxima, o governo Renan Filho levou mais uma edição do programa Governo Presente a cidades da Zona da Mata alagoana.
LEIA TAMBÉM
Em Joaquim Gomes o Governo entregou neste sábado (8), um poço tubular profundo, beneficiando cerca de 300 famílias, por meio do maior projeto hídrico de Alagoas, o Programa Perfuração de Poços da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Na ocasião, Renan Filho afirmou que a ação trata-se de um esforço integrado para garantir água para os alagoanos.“Estamos aqui para investir e minimizar os efeitos da seca. Isso é muito simbólico”, afirmou Renan Filho durante a entrega.
A inauguração do poço em Joaquim Gomes encerrou a programação da 6° edição do Governo Presente, evento que beneficiou oito municípios da região da Zona da Mata com diversos serviços do Executivo estadual.
O Programa Estadual de Poços, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos (Semarh), assegurou a distribuição de água para mais de 500 famílias no município de Joaquim Gomes, durante a sexta edição do Governo Presente.
No final da tarde deste sábado (8), o secretário da Semarh, Alexandre Ayres, participou da solenidade de entrega dos poços que levam água, por meio de chafarizes instalados, ao conjunto Residencial Maria José de Santana Oliveira.
Para o secretário, o Governo de Alagoas segue com o compromisso de manter a população abastecida, principalmente em períodos em que há dificuldades em conseguir água devido aos efeitos causados pela seca.
“O programa de Perfuração de Poços vem agindo em todas as regiões de Alagoas. O município de Joaquim Gomes também foi contemplado com ações porque as famílias do conjunto habitacional Maria José de Santana Oliveira aguardavam uma solução para o problema da falta de água”, disse o secretário.
Em Alagoas, o programa já perfurou mais de 300 poços desde 2015, ano em que os trabalhos foram iniciados.
O Governador Renan Filho assinou neste sábado (8) a Ordem de Serviço para recuperação dos pontos críticos de um trecho de 6km da Rodovia AL-205 até a Usina Agrisa, no município Joaquim Gomes. O projeto prevê ainda a reforma de duas pontes de madeira para concreto e 11 bueiros para direcionamento da água, evitando alagamentos.
A obra vai beneficiar os 23 mil habitantes do município da Zona da Mata. O documento foi assinado também pelo secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mozart Amaral, e pelo diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas, Helder Gazzaneo.
“Melhorar as vias urbanas da cidade é elevar a auto-estima das pessoas e as obras garantidas pelo Governo do Estado em Joaquim Gomes estão fazendo isso pela população. Nós enfrentamos a crise com trabalho”, ressaltou o governador Renan Filho.
Para o diretor-presidente do DER-AL, Helder Gazzaneo, que é natural de Joaquim Gomes, a obra marca o início de um novo tempo para o município.
“Foi um período difícil de 12 anos sem investimento em Joaquim Gomes, mas o Governo Renan Filho inicia um tempo novo. Isso é muito bom e esperamos que esse estado das coisas mudem para o desenvolvimento de Joaquim Gomes", declarou Gazzaneo.
Obras
Além da assinatura da OS, o governo do Estado entregou durante o último dia de Governo Presente a recuperação das vias urbanas e de 2km da AL-205, no trecho que dá acesso a Joaquim Gomes.
O trabalhador rural André Fonseca, de 29 anos, comemorou a mudança na entrada e na principal rua do município. “Desde os anos 90 aqui estava sem reforma. Quando os carros grandes passavam, quebravam os canos e chegavam a alagar. Agora tá melhor e vai continuar melhorando, com fé em Deus", comemora André.
O Núcleo de Estatística da Perícia Oficial do Estado de Alagoas finalizou o balanço dos serviços oferecidos pelo Instituto de Identificação durante a 6° edição do Governo Presente. Nos dois dias foram solicitadas 1.627 carteiras de identidade.
Instalados em três Arenas da Cidadania, os postos itinerantes do Instituto registraram no primeiro dia 460 novas solicitações da 1° via da carteira deidentidade e, no segundo dia, foram 414 novos documentos, totalizando 874 cidadãos inseridos no registro civil alagoano. Para 2° via, foram solicitados 433 RGs no primeiro dia e 320 no segundo dia, totalizando 753 carteiras de identidade.
De acordo com a chefe do Instituto de Identificação, Madalena Cardoso, a cidade de São José da Laje foi a campeã nos números de solicitações. Nos dois dias do Governo Presente, foram solicitadas 476 primeiras vias e 279 outras vias, no total de 755 novos documentos.
Em segundo lugar, ficou o município de Ibateguara, que registrou 326 primeiras vias e 275 segundas vias, encerrando com 601 futuras emissões. União dos Palmares foi o único lugar onde o número de segunda via superou a de primeira: foram 199 contra 72, finalizando os trabalhos com 271 solicitações.
"Sempre somos um dos serviços mais procurados e a cada novo Governo Presente procuramos melhorar nosso atendimento e desenvolver novas ações, como aconteceu nesta sexta edição, onde, pela primeira vez, a nossa equipe em parceria com o Gabinete Civil realizou a entrega de carteiras de identidades que estavam prontas na sede", disse Madalena Cardoso.
Todos esses documentos serão confeccionados na sede do Instituto de Identificação na capital e em breve serão entregues aos seus proprietários nas cidades de origem.
O Governo de Alagoas anunciou neste sábado (8) convênio para a construção de 70 habitações, no Distrito da Canastra, no município de Ibateguara. O termo de cooperação técnica foi assinado pelo governador Renan Filho, a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, e o prefeito Geo Cruz, durante a 6ª edição do Governo Presente.
Por meio do convênio, o governo estadual terá o compromisso de aportar R$ 4 milhões junto ao Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) para viabilizar a construção das residências. O recurso também é destinado a outros serviços de infraestrutura, como sistema de energia elétrica, pavimentação, sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
As casas irão beneficiar cerca de 280 pessoas de baixa renda, em situação de risco e vulnerabilidade social. "Há um compromisso constante do Governo de Alagoas com as políticas de habitação, especialmente na área de interesse social. Estamos realizando o sonho da casa própria para famílias que possuem dificuldade para garantir o pão de cada dia", destacou a secretária Aparecida Machado.
As habitações serão compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
LEIA MAIS
+Lidas