Teve início neste sábado (8) o funcionamento da Zona Azul no entorno dos edifícios Harmony Center e Le Monde, na Jatiúca, em Maceió. A Prefeitura de Maceió começou com a rotatividade nos estacionamentos que diariamente contam com a cobrança de espaço por terceiros.
LEIA TAMBÉM
A Zona Azul contará com a fiscalização de agentes de trânsito da SMTT, que realizarão rondas nos locais dos bolsões e verificarão a regularidade por meio do talão em papel no para-brisa dos veículos ou por meio do aplicativo das equipes de fiscalização.
Para utilização destes locais, o condutor deverá comprar créditos de estacionamento por meio do aplicativo Zona Azul Maceió, que custarão pouco mais de quatro centavos o minuto (R$ 0,0416), ou por meio do cartão impresso, vendido em locais próximos aos estacionamentos.
“Caso seja constatada a ausência do talão ou se no aplicativo não constar que o veículo estacionado não está cadastrado para utilizar a Zona Azul, será autuado conforme determina a legislação de trânsito”, detalha o superintendente da SMTT, Antonio Moura.
Segundo a SMTT, conforme prevê o inciso XVII do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização é uma infração grave. Além do acúmulo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor, há multa de R$ 195,23 e remoção do veículo por caminhão guincho.
LEIA MAIS
+Lidas