Yuri Alberto e Lima anotam golaços, Cássio evita virada e Corinthians empata com o Fluminense

Publicado em 20/10/2023, às 08h45
Marcelo Gonçalves / Fluminense
Marcelo Gonçalves / Fluminense

Por Estadão Conteúdo

Não foi desta vez que Mano Menezes conquistou sua primeira vitória no retorno ao Corinthians. Após um primeiro tempo primoroso no Maracanã, com Yuri Alberto inspirado, a equipe alvinegra parou no segundo tempo, viu Lima marcar golaços e levar o Fluminense ao empate por 3 a 3. Cássio ainda foi decisivo para evitar que a equipe tricolor buscasse a virada.

O resultado frustrante deixa o Corinthians em posição muito perigosa no Campeonato Brasileiro, distante apenas dois pontos da zona de rebaixamento e no modesto 13º lugar. A equipe alvinegra, que flertou com a derrota de virada após parar de produzir ofensivamente na etapa complementar, teve em suas mãos um jogo que poderia estimular uma arrancada na reta final do torneio nacional.

O Fluminense começou o jogo em um ritmo semelhante ao da seleção brasileira de Fernando Diniz. Com freio de mão puxado, a equipe que estreava um uniforme em homenagem a Cartola em nada se assemelhou à maestria das composições do histórico sambista.

O Corinthians soube se aproveitar da displicência tricolor e, em uma jogada de transição, Yuri Alberto enganou Felipe Melo e Fábio para anotar um golaço aos 10 minutos. Poucos minutos depois, o centroavante perdeu um gol feito após presente da zaga do time das Laranjeiras.

A falha assombrosa de Yuri Alberto custou caro. Lima acertou um belo chute de trivela, aos 22, a bola tocou na trave antes de balançar a rede do gol defendido por Cássio. Mas não demorou para o atacante corintiano se redimir. Aos 27, em contragolpe após erro de passe do Fluminense, Yuri saiu cara a cara com Fábio e bateu com categoria para recolocar o Corinthians em vantagem. A torcida corintiana só teve o que comemorar no primeiro tempo. Marlon cometeu pênalti sobre Ruan, Fábio Santos cobrou a penalidade e anotou mais um, aos 32 minutos.

Com o placar favorável, o Corinthians se deu ao luxo de reduzir a intensidade do jogo e viu o Fluminense ampliar a pressão no retorno do intervalo. Com o time tricolor postado totalmente no campo ofensivo, os visitantes apostaram no contragolpe.

A blitz tricolor surtiu efeito. Se Yuri Alberto teve uma noite inspirada, Lima não ficou para atrás. Aos 11 minutos, o ponta concluiu de fora da grande área e fez mais um golaço no Maracanã A tensão que envolveu o jogo fez com que os tricolores elevassem o tom das reclamações contra o árbitro Paulo Cesar Zanovelli pela não marcação de dois pênaltis. Transtornados com a arbitragem, Thiago Santos e Felipe Melo foram expulsos no banco de reservas.

Totalmente recuado, o Corinthians não via escapatória senão amarrar o jogo do Fluminense e bloquear a entrada da área. Cássio foi decisivo para os visitantes em cobranças de falta e chutes de longa distância de Marcelo. Bastou um cochilo da zaga alvinegra para os donos da casa buscarem o empate. Arias não desperdiçou e correu para o abraço, aos 39.

O Fluminense continuou em busca da virada. A única finalização do Corinthians no segundo tempo aconteceu já nos acréscimos em um cabeceio de Roni.

Cássio salvou três lances de gol nas últimas voltas do ponteiro, e o time de Mano respirou aliviado com o empate.

O Corinthians tem uma missão importante com boas chances de se distanciar da zona de rebaixamento. A equipe alvinegra recebe o lanterna América-MG, na Neo Química Arena. A partida está agendada para domingo, às 18h30. No mesmo dia e horário, o Fluminense visita o Red Bull Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid.

FICHA TÉCNICA - FLUMINENSE 3 X 3 CORINTHIANS

  • FLUMINENSE - Fábio; Samuel Xavier (Yony González), Marlon, Felipe Melo (Arias) e Marcelo; André, Martinelli (Leo Fernández), Lima e PH Ganso; Keno e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
  • CORINTHIANS - Cássio; Fagner, Gil, Caetano e Fábio Santos; Fausto Vera, Maycon (Roni), Giuliano (Gustavo Mosquito) e Ruan (Renato Augusto); Pedro e Yuri Alberto (Felipe Augusto). Técnico: Mano Menezes.
  • GOLS - Yuri Alberto, aos 10 e aos 27, Lima aos 22, Fábio Santos, aos 32 minutos do 1º tempo; Lima, aos 11, Arias aos 39 do 2º tempo.
  • CARTÕES AMARELOS - Felipe Melo, Marcelo, Lima, Cano, Yuri Alberto, Pedro e Maycon.
  • CARTÕES VERMELHOS - Thiago Santos e Felipe Melo.
  • ÁRBITRO - Paulo Cesar Zanovelli (Fifa-MG).
  • RENDA - R$ 1.422.507,50.
  • PÚBLICO - 36.916 presentes.
  • LOCAL - Maracanã, no Rio.

Gostou? Compartilhe