por Edson Moura
LEIA TAMBÉM
A nova geração da Lander ABS chega com novidades nas concessionárias Yamaha. Com novo design, mais segurança e mais conforto o modelo ainda passa a ter garantia de 4 anos.
O conceito desta nova geração surgiu do resultado de pesquisas com potenciais clientes da categoria sobre as possibilidades de melhoria no modelo. Foi exatamente para atender a estes questionamento que nasceu a nova Lander ABS.
O design é inspirado no conceito de movimento dinâmico, que traz agilidade e leveza. É robusto e agressivo, com dianteira marcante e tanque imponente, remetendo à XT660R. Essa inspiração na icônica big trail fica evidente em detalhes como o conjunto formado pelo para-lama dianteiro, carenagem que envolve o farol e os protetores dos amortecedores, e também as abas do tanque.
O modelo passou também a incorporar qualidades de sua irmã Ténéré 250. Conta agora com um confortável assento, em dois níveis, mais largo e ergonômico, promovendo um melhor encaixe do condutor à motocicleta e mais eficiência na acomodação do garupa, que também passa a contar com alças de apoio em alumínio. Outra qualidade dá-se pela maior autonomia do tanque de combustível, que aumenta sua capacidade de 11 para 13,6 litros e passa a contar com tampa estilo aviação.
A Lander ABS é equipada com luz de posição e tanto a lanterna quanto o farol, passam a ser em FULL LED, enquanto o painel digital está ainda mais completo, agora com indicadores de consumo médio e instantâneo.
Para quem gosta de encarar as estradas, a Yamaha criou o Kit Touring para nova Lander ABS. Vendido na rede de concessionários, ele contará com acessórios como bagageiro, bauletos com duas opções de tamanho – 33 e 35 litros –, e ainda protetor lateral do motor e para-brisa.
ABS – As novidades vão além de seu visual moderno e atraente na nova Lander ABS. Graças a sua agilidade e versatilidade, ela é uma moto perfeita para o “off-road urbano” do dia a dia, podendo ser utilizada para locomoção até o trabalho, para o lazer e em pequenas viagens por estradas ou por caminhos de terra.
Painel – Totalmente digital e com iluminação em LED, o painel da nova Lander oferece boa leitura em qualquer situação. Nele, o destaque fica por conta dos novos indicadores de consumo instantâneo e média de consumo – bastante úteis emc viagens e também no uso diário. Outras funções disponíveis são o velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (que indica a quilometragem rodada na reserva), relógio, tacômetro de fácil leitura e também as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de motor e do sistema Blueflex.
Motor – O principal responsável por dar a Lander ABS – e também na Fazer 250 – a sua fama de resistente e econômica é inegavelmente o seu motor. O monocilíndrico, de arrefecimento misto – já que conta com o auxílio de um radiador de óleo – tem a capacidade de 249,5 cm³ e é do tipo SOHC (Single Over Head Camshaft), utilizando duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote.
Ficha Técnica YAMAHA LANDER ABS 2019 | |||
MOTOR | Motor | SOHC, 2 válvulas, Refrigeração a Ar, 4 Tempos | |
Cilindrada | 249,5 | ||
Quantidade de Cilindros | 1 | ||
Potência Máxima | 20,7cv/8.000 rpm (Gasolina) – 20,9cv/8.000 rpm (Etanol) | ||
Torque Máximo | 2,1 kgf.m/6.500 rpm (Gasolina) – 2,1 kgf.m/6.500 rpm (Etanol) | ||
Alimentação | Injeção Eletrônica | ||
Sistema de Partida | Elétrica | ||
Peso a seco | 143 kg | ||
Câmbio | 5 velocidades | ||
SUSPENSÃO | Dianteira | Garfo telescópico | |
Curso da Suspensão Dianteira | 220 mm | ||
Traseira | Balança traseira tipo Monocross com link | ||
Curso da Suspensão Traseira | 204 mm | ||
FREIOS | Dianteiro | Disco hidráulico de 245 mm |
com sistema anti bloqueio (ABS)
AUTOR(A)
Edson MouraLEIA MAIS
+Lidas