Plantar

Vou catar bromélia pra enfeitar o seu jardim

Em 27 de Julho de 2023 às 04:30
Foto de Don Ricardo na Unsplash

A bromélia é uma das primeiras plantas que penso, quando me perguntam sobre flores tropicais e você? São exuberantes, rústicas, coloridas e tem para todos os ambientes seja interno ou externo, não é a toa que seja a segunda planta mais encontrada nos lares brasileiros, nesse quesito perde apenas para as orquídeas. Por isso eu vou te contar um pouco mais sobre essa planta que é sucesso onde se encontra. E se você tiver e quiser compartilhar a beleza dela com a gente, manda uma foto para o nosso Instagram @primavera.paisagismo.

A primeira coisa que devemos lembrar nos cuidados com essa planta é que existem espécies de para serem mantidas sob sol pleno e outras de meia-sombra, ou seja, não podem ficar muito tempo sob luz solar direta e caso você não saiba qual a espécie da sua ou qual o ambiente natural dela utilize a regra da coloração das folhagens, quanto mais escura forem as folhas maior a necessidade de luz solar direta. Quanto a rega, por serem uma espécie tropical, elas preferem solos úmidos, mas isso não significa encharcados. Como podem ser plantadas em vasos individuais dê preferência aos de barro ou cerâmica, pois mantém o substrato úmido por mais tempo e garante uma estabilidade maior para sua planta.

Uma pergunta que muita gente se faz e você pode ser uma dessas pessoas, é a seguinte: A bromélia cria o mosquito dengue? Muita gente acredita e vê a planta como uma vilã e a associa como foco do Aedes aegypti, mas não é bem assim. Alguns pesquisadores já comprovaram que a água acumulada nas bromélias não é o ambiente mais propício para o desenvolvimento das larvas do mosquito da dengue.

Agora eu separei algumas espécies de bromélia que você pode ter no seu jardim, e cultivar sob sol pleno:

Bromélia Porto Seguro (Aechmea blanchetiana): é uma planta típica da Mata Atlântica e tem hábitos terrestres, folhas sem espinhos e pode atingir 80 cm de altura e, quando no sol apresenta tons amarelados.

Abacaxi (Ananas comosus): sim, ele mesmo, o abacaxi também é uma espécie da mesma família das bromélias e também é uma ótima opção para decorar jardins. Tem um excelente desenvolvimento sob condições de luz direta e solos férteis e bem drenados, possuem folhas serrilhadas e o melhor, o fruto é super saboroso.

Bromélia imperial (Alcantarea imperialis): talvez a mais utilizada em projetos paisagísticos, por seu tamanho, suas flores e são encontradas sob material rochoso e são resistentes à seca prolongada.

Tillandsia: essa bromélia é bastante utilizada em mini jardins e terrários. Planta de pequeno porte e bastante delicada, deve ser cultivada em substratos para epífitas, devendo evitar plantio na terra.

Fotos retiradas na Unsplash, Pixabay e Adobe Stock

Gostou? Compartilhe  

+Lidas