Votos brancos, nulos e abstenções superam votação do segundo colocado em Maceió

Publicado em 01/11/2016, às 18h30

Por Redação

Com o resultado da eleição divulgado no último domingo (30), um número chamou a atenção. Somados, os votos brancos, nulos e as abstenções (faltosos) totalizam 178.442 eleitores. O número supera em quase 20 mil a quantidade de eleitores que votaram no segundo colocado na disputa, o candidato Cícero Almeida (PMDB), que obteve 159.542 votos.

ABSTENÇÕES CRESCERAM 172% EM RELAÇÃO A 2012

O número de abstenções preocupa ainda mais quando se compara os faltosos deste ano com as abstenções da eleição municipal de 2012. Naquele ano, as abstenções foi de pouco mais de 42 mil eleitores (42.606). Ou seja, registrou-se um crescimento de 172%.

FATORES QUE INFLUENCIARAM NOS VOTOS INVÁLIDOS

Para a cientista política, Luciana Santana, o número diz algo que ainda não está sendo percebido pelos políticos e que ainda não pode ser explicado. “Não houve nenhuma pesquisa que investigasse os motivos pelos quais alguém não fosse votar”, disse.

Ela relembra que Alagoas é um dos Estados que já concluiu o recadastramento da Justiça Eleitoral, o que não pode mais ser considerado motivo, mas destaca outros aspectos que podem ter motivado o eleitor a não escolher um candidato ou não comparecer a urna.

“O valor da multa é muito pequeno, o momento político do Brasil, que acabou de destituir uma presidente eleita, ainda é muito pesado, as opções apresentadas ao eleitor, que pode preferir a alternância de nomes no poder, infelizmente as pesquisas não procuraram saber os motivos de quem declarou que não iria votar”, lamentou.

Gostou? Compartilhe