Imagem Volvo confirma dois novos modelos 100% elétricos e amplia rede de eletropostos
ELETRIFICADOS

Volvo confirma dois novos modelos 100% elétricos e amplia rede de eletropostos

Em 28 de Março de 2023 às 17:13

A Volvo, montadora que mais vem investindo em produtos elétricos no Brasil apresentou em São Paulo novidades para os próximos meses no Volvo Summit 2023.

A marca reforçou seu compromisso com a eletrificação ao ampliar a rede de eletropostos instalados pela montadora. Até 2024, a Volvo terá 28 carregadores ultrarrápidos, sete estados e quase 10.000 quilômetros de rodovias.

Além disso a empresa confirmou a chegada de mais dois modelos 100% elétricos, o EX90 e um menor que o XC40 que ainda não tem nome.

Pajuçara Auto esteve em São Paulo e ouviu os representantes da marca sobre esses novos investimentos, veja:

Ampliando a Rede

Volvo Car Brasil anuncia expansão da rede de eletropostos e chega aos estados de Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro; parceria com a Vibra irá difundir e oferecer experiências de alto impacto para os clientes

28 carregadores ultrarrápidos, sete estados e quase 10.000 quilômetros de rodovias cobertos pelos eletropostos da Volvo Car Brasil.

“É um dos maiores investimentos que uma marca faz em infraestrutura de eletrificação no Brasil”, garante Marcelo Godoy, diretor de Finanças Volvo Cars América Latina e de Operação de Infraestrutura de Carregamento Brasil. “Estamos expandindo e colocando mais opções para os proprietários de carros elétricos fazerem viagens intermunicipais e até mesmo interestaduais. O que antes era um grande gargalo para os proprietários de carros elétricos, a Volvo está transformando em solução”, reforça.

Após o anúncio da instalação de carregadores ultrarrápidos no fim de 2021, a marca já inaugurou sete pontos de carregamento, ligando São Paulo ao interior e aos estados do Paraná e Minas Gerais. Somente com esses sete eletropostos, já foram realizadas 1.614 recargas com um consumo de 38.106 kWh, que seria suficiente para suprir 221 residências por um mês.

“A energia utilizada nesses sete eletropostos é suficiente para um veículo como o XC40 Recharge Ultimate rodar 288 mil quilômetros. Essa distância equivale a sete voltas na Terra”, afirma Rafael Ugo, diretor de Marketing Volvo Cars America Latina. “E tudo isso sem emitir poluentes. Uma economia de 44 toneladas de CO2 para nossa atmosfera.”

Até o fim do primeiro semestre, todos os 13 carregadores da primeira fase estarão em funcionamento.

Mais 15 eletropostos ultrarrápidos
Com a segunda fase, a marca chega a mais seis estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro com a instalação de mais de 15 eletropostos. Esses pontos ligam para estados vizinhos, como Espírito Santo.

“Estamos fazendo história e transformando a indústria. Somos líderes em vendas de carros híbridos e elétricos e este é nosso legado: promover infraestrutura não só aos clientes da marca, mas também para todos os proprietários de veículos elétricos no País. Estamos expandindo ainda mais e essa é só a segunda fase, de um total de cinco”, comemora Marcelo Godoy.

Todos os carregadores, tanto os que já estão instalados, como os novos, tem monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana. A central é capaz de acompanhar cada carregamento e até reiniciar o equipamento à distância, garantindo que os clientes tenham a tranquilidade de chegar e conseguir carregar seus veículos.

“Somente na segunda fase estamos estimando um investimento de R$ 12 milhões”, garante Godoy. A previsão de conclusão da segunda fase é até fevereiro de 2024.

Parceria Volvo e Vibra
“Nasce uma parceria que tende a ser grande”, afirma Marcelo Godoy. Com o início da segunda fase do plano de eletrificação, começa também uma grande parceria com a Vibra, uma das maiores empresas multienergia e líder na distribuição e comercialização de combustíveis e lubrificantes do Brasil.

A parceria entre a Volvo e a Vibra visa uma colaboração mútua em oportunidades de eletromobilidade das duas empresas, buscando oportunidade de oferecer experiência de alto impacto para os clientes de ambas as companhias.

“Usaremos o que há de mais moderno em conectividade e a expertise da Vibra para promover ainda mais nossa expansão. Estamos só no começo, muita coisa ainda será anunciada em breve. Não estamos para competir, e sim para construir”, garante Godoy.

“A Vibra trabalha para prover soluções de recarga e suprimento de energia, por meio de uma rede de recarga pública robusta, disponível e conectada, com ênfase nos nossos postos rodoviários e urbanos em todo o país. Para construir e pavimentar esse caminho as parcerias são fundamentais. Junto com a Volvo vamos avançar em ofertas para eletrificação, combinando esforços e troca de conhecimentos e tecnologias para ampliar a experiência dos usuários”, afirma Marcia Loureiro, gerente de eletromobilidade da Vibra Energia.

Hotsite eletropostos
A Volvo lança um hotsite com a localização de todos os eletropostos da Volvo.

Através da navegação pelo mapa, o sistema mostra o eletroposto mais próximo da localização do usuário. Ao passar o cursor por um dos pontos de localização com raio, o mapa revela o nome do eletroposto e o endereço.

As indicações mostrarão os pontos já em funcionamento e o usuário poderá ainda acessar a página de cada eletroposto e conferir uma série de conteúdos, dicas do que fazer no local enquanto o veículo é carregado e histórias e relatos do proprietário do local.

“Queremos mostrar também as histórias por trás de cada posto. Conforme fomos fechando com cada local, entendemos que não era só por conta da localização estratégica, mas que temos muita sinergia, os postos têm muita história legal pensando em pessoas, e isso tem muita conexão com a marca”, destaca Rafael.

O site ainda traz ainda um passo a passo de como usar o carregador ultrarrápido e um vídeo contando a história de alguns deles e curiosidades dos locais.

“Teremos uma área especial onde os donos de estabelecimentos possam mandar pedidos de interesse na instalação dos eletropostos. A partir desse momento conseguimos verificar para fechar essas parcerias”, explica Rafael.

Acesse e confira: https://eletropostosvolvocars.com.br

Mais eletropostos
Todas as concessionárias da Volvo Cars no Brasil estão equipadas com carregadores AC e DC – carga lenta e ultrarrápida. São mais 43 pontos espalhados por vários estados em que os clientes Volvo têm à disposição para fazer o carregamento dos seus veículos.

Confira os locais de instalação da segunda fase dos eletropostos ultrarrápidos:

Minas Gerais
Juiz de Fora
Matipó

Goiás
Anápolis
Campo Alegre de Goiás

Mato Grosso
Nova Mutum
Rondonópolis

Paraná
Imbaú

Rio de Janeiro
Angra dos Reis
Cabo Frio
Paraty

Santa Catarina
Balneário Camboriú
São José

São Paulo
Marília
Penápolis
Castilho

Volvo Cars em 2022
Para todo o ano de 2022, o Volvo Car Group registrou um lucro operacional de 22,3 bilhões de coroas suecas. A receita em 2022 foi de 330,1 bilhões de coroas suecas, enquanto as vendas globais atingiram 615.121 carros.

Sobre o Volvo Car Group
A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje, é uma das marcas de veículos mais conhecidas e respeitadas do mundo, com vendas em mais de 100 países. A Volvo Cars está listada na bolsa Nasdaq de Estocolmo, onde é negociada sob o código “VOLCAR B”.

A Volvo Cars visa proporcionar aos clientes a liberdade de movimento de forma pessoal, sustentável e segura. Isso reflete-se em sua ambição de tornar-se uma montadora totalmente elétrica até 2030 e com o compromisso com a redução contínua de sua pegada de carbono com e a ambição de ser uma empresa neutra em termos de clima até 2040.

Em dezembro de 2022, a Volvo Cars empregava aproximadamente 43.200 funcionários em tempo integral. A sede, o desenvolvimento de produtos, departamentos de marketing e administrativo da Volvo Cars estão localizadas principalmente em Gotemburgo, na Suécia. As fábricas de produção da Volvo Cars estão localizadas em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). A empresa também possui centros de P&D e design em Gotemburgo, Camarillo (EUA) e Xangai (China).

Sobre a Volvo Car Brasil
No Brasil, a marca teve em 2022 toda sua linha de produtos premiada por importantes veículos de comunicação como Auto Esporte, Quatro Rodas, Estadão, Exame, entre outros. Além do sucesso de seus produtos com a imprensa, no mesmo ano, as vendas garantiram a liderança no segmento de elétricos e híbridos plug-in com 28,7% de participação de mercado. O XC40 Recharge Pure Electric foi o veículo elétrico mais vendido do ano no Brasil.

A Volvo é a empresa que mais investe em eletrificação e encerrou 2022 com mais de 1.000 eletropostos AC instalados em todo país, além de 7 pontos de carga ultrarrápida, cobrindo aproximadamente 3.000 km de rodovias e ligando o Estado de São Paulo ao Paraná e a Minas Gerais.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas