Imagem Voltei, Ilha do Ferro, foi a saudade que me trouxe…
Nide Lins

Voltei, Ilha do Ferro, foi a saudade que me trouxe…

Em 20 de Janeiro de 2025 às 10:49

Por Redação

Vocês já devem ter notado que estou sempre na Ilha do Ferro! Mas o que me atrai tanto nesse pequeno povoado da cidade de Pão de Açúcar, em Alagoas? Os amigos que fiz nas muitas casas-ateliê dos artesãos, como o casal Célia e Petrônio. Dois sertanejos arretados que recebem a todos no Sítio Arte com sorrisos, cafezinho e queijo coalho feito pela própria alagoana. Além disso, há o encantamento do Rio São Francisco, a diversidade dos pássaros da caatinga e, claro, as pousadas e casas por temporada, que são sempre uma grata surpresa.
Alto Bangalô da Ilha do Ferro, com a melhor visão do Rio São Francisco
Uma dessas surpresas é o Alto Bangalô da Ilha do Ferro (@altobangaloilha) . De lá, temos uma vista deslumbrante do sertão, acordamos ao som dos pássaros e apreciamos o nascer e o pôr do sol. Um encontro com a paz.
Alto Bangalô da Ilha do Ferro apreciamos o nascer e o pôr do sol. Um encontro com a paz
Do Sítio do Petrônio, é possível avistar o Alto Bangalô, uma casinha inserida na beleza da caatinga, que acomoda até quatro pessoas. Com um quarto (duas camas de casal), banheiro, cozinha completa, churrasqueira, redes e, o mais importante, um chuveirão para amenizar o calor intenso da região. O espaço é administrado por Marquinhos Detei, e a diária custa R$ 350,00. Reservas pelo tefone: 82 99971-2069
Detalhe do quarto do Alto Bangalô da Ilha do Ferro
Se você gosta de cozinhar (como eu), leve vinho, cerveja e boas histórias para compartilhar. No mais, prepare-se para caminhar, usar roupas leves, chapéu e protetor solar enquanto visita os ateliês, como o do Petrônio, com seus cajados, anéis de pássaros e outros artesanatos feitos pela família do mestre.
Petrônio e Celia, sempre recebem os turistas com muito afeto e café

O que você precisa saber sobre a Ilha do Ferro?

🍂 O calor da Ilha do Ferro é intenso, chegando a 38 graus ou mais. Leve água, chapéu e roupas leves.
🍂 Não há farmácia na ilha, então leve seus remédios.
🍂 A padaria funciona apenas de quinta a domingo, a partir das 16h30.
🍂A maioria das casas por temporada possui cozinha. Leve temperos e alimentos que gosta de usar. 
🍂 apenas um mercadinho, então organize-se bem para levar suas comidas favoritas.

Onde comer?

Galinha da Pousada da Vana é perfeita

Pousada da Vana (@pousadadavana_ilhadoferro):
No quintal da casa do mestre Aberaldo, pioneiro da Ilha, cercado pelo jardim da caatinga. Destaque para a galinha com pirão preparada pela chef Vana. Oferecem café da manhã e almoço. Telefone: (79) 99640-3112.

Pousada da Vana: também é restaurante com reserva e Aberaldo, um dos mestre da Ilha do Ferro

Dona Lúcia:
Conhecida pelo ceviche de piranhas, mas também serve pratos regionais, como galinha e peixe. Almoço e jantar. Telefone: (82) 99340-2874.
Restaurante Rota da Ilha (@rota.dailhabarerestourante2024):
Pratos regionais como peixe, carne guisada e galinha. Telefone: (79) 99601-6095.
Bia Esquina do Velho Chico: café da manhã, almoço e janar: 82 9902-8702
Café da manhã na Pousada Redário (@redarioilhadoferro): Com reserva é possível tomar o melhor café da manhã na Ilha. Telefone: (82) 99982-0909.

Dicas da Ilha do Ferro

Passeio de barco até a Ilha dos Anjos

Passeio de barco até a Ilha dos Anjos, mergulhe nas águas doces para o Rio São Francisco benzer seus caminhos. Quem faz: Dedé (@dedefontestorres): Telefone: (79) 99962-3252

Co As cores do bordado Boa Noite da Ilha do Ferro

Nas casinhas da Ilha do Ferro têm uma placa:  “Aqui tem Artesanato Feito A Mão”, um projeto do Governo do Estado que guia o visitante pelas casas atelier, que guardam verdadeiras obras de arte nas peças esculpidas em madeira e nos bordados Boa Noite.

Anel passado do mestre Petrônio

O Macumba é o espaço mais democrático da Ilha do Ferro, que abriga nativos e turistas para jogar conversa fora, ouvir uma boa música, e, uma vez ou outra, os talentos da terra dão uma canja, como Joaci, e seu pandeiro.  O cardápio de comidinhas é simples, apenas linguiça acebolada, sorvete de açaí e de cupuaçu lá de Boca da Mata para refrescar o calor da Ilha do Ferro. Em cada quadrado do Salão tem arte, seja do acervo pessoal do André Dantas, dos artistas da Ilha, e de outros lugares, como a Roxinha do povoado Lagoa da Pedra de Pão de Açúcar.

O Macumba, bar cultural da Ilha do Ferro

Visitar o Museu Ilha do Ferro (@museuilhadoferro) - Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos.  Museu universitário da Uneal com foco em artes populares da Ilha do Ferro.

Museu conta a história do Seu Fernando

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas