por Edson Moura
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Calma, o Uno Mille Way Economy não vai voltar a ser fabricado! A foto de destaque é só para lembrar de uma época que ainda tinha carro popular!
Lembra da época que o carro zero custava a partir menos de R$ 30 mil? Nem faz tanto tempo assim, mas parece que essa época não volta mais né?
Hoje os modelos mais baratos custam em média R$ 69 mil reais. Mas antes de lamentar completamente é bom lembrar que quando os modelos custavam menos de 30 mil não tinham os itens de série e de segurança que temos hoje.
Se para 30 mil não volta, a ideia é que o carro “popular” volte a ficar abaixo dos R$60 mil. Para isso o governo federal anunciou uma redução temporária dos impostos sobre os carros novos de até R$ 120 mil e será feita por meio de ajustes no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e no PIS/Cofins.
A redução vai de 1,5 a 10,96% de acordo com algumas condições. Os carros mais baratos, que poluam menos e que tenham mais peças nacionais terão uma redução maior no imposto.
A ideia é que Fiat Mobi e Renault Kwid por exemplo que hoje custam entre R$ 66 e 69 mil tenham uma redução de quase R$ 10 mil. É o suficiente para voltar a termos um carro de fato popular? Não. Mas é um começo.
Aliado a esse anúncio o governo estuda autorizar a venda direta de veículos novos para pessoas físicas, o que poderia também impactar no preço, com mais desconto aplicado. Hoje apenas quem tem CNPJ, é produtor rural ou é PCD pode comprar dessa forma.
Outro ponto importante para facilitar o acesso ao carro zero é a redução da taxa de juros e o aumento de crédito, o que não depende só do governo.
Os detalhes sobre a redução dos impostos só serão confirmados em 15 dias.
E aí você acha que a redução de impostos vai ser suficiente para reaquecer o mercado de veículos novos?
Por Edson Moura
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