A capital alagoas amanheceu nesta quinta-feira, 16, com 5 "acidentes" simultâneos. As imagens rodaram redes sociais e aplicativos de mensagem, mas trata-se apenas de uma confusão. Os carros supostamente capotados fazem parte da campanha 2024 do Detran de Alagoas.
LEIA TAMBÉM
As encenações, que fazem parte da campanha do Maio Amarelo estão instaladas na Avenida da Paz, Jaraguá, no Coreto de Jaraguá; Avenida Assis Chateaubriand, Pontal da Barra, entrada do Pontal da Barra; na. Avenida Gustavo Paiva, Cruz das Almas, Canteiro em frente ao Parque Shopping Maceió; na AL 101 Norte, Jacarecica, na Placa da Rota do Mar e na Avenida Menino Marcelo, Cidade Universitária, Rotatória próxima ao Shopping Pátio Maceió.
O susto, que muitos estão tentando e até reclamando nas redes sociais, é justamente o objetivo da campanha, ou seja, chocar sobre a violência no trânsito para educar a população.
Em anos anteriores a campanha até chegou a ser mais chocante. Há alguns anos o Detran colocou nas ruas não apenas os veículos capotados, mas atores se passando por vítimas de acidente. Fica o alerta: suas decisões no trânsito podem salvar vidas.
Acidentes em 2023 - O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas publicou que 618 pessoas morreram em mais de três mil acidentes de trânsito em 2023, em Alagoas. A informação está no Anuário do Registro Nacional de Estatísticas de Sinistros de Trânsito (Renaest), divulgado nessa quarta-feira, 15, na campanha de conscientização do 'Maio Amarelo'.
Em 2023, 3.572 acidentes aconteceram no estado, sendo que mais de seis mil veículos estiveram envolvidos nos sinistros, enquanto 7.661 mil pessoas foram vitimadas de alguma maneira.