por Luan Paz
Você sabe que muito além de promover bem-estar e enfeitar a casa, as plantas podem se transformar em belas obras de arte. É justamente isso que faz a topiaria, um método decorativo que transforma plantas em esculturas, que podem ser aproveitadas em eventos, como casamentos, aniversários, jantares especiais, e outras confraternizações caseiras, ou mesmo para deixar seu jardim diferente e divertido.
LEIA TAMBÉM
A topiaria envolve moldar plantas e flores artisticamente e consiste, principalmente, em arbustos ou espécies com folhagem densa, nesse caso poda-se as plantas em formas específicas, que podem variar de simples esferas a formas mais complexas, como animais ou estruturas geométricas.
A principal exigência é o conhecimento em técnicas de podas, pois cada espécie tem suas próprias características de crescimento e exigências. Além disso, é preciso ter noção de ferramentas e formatos, ainda que seja possível utilizar moldes. A manutenção não é necessariamente difícil, mas requer atenção e cuidados, como poda regular para manter o formato, verificar se a espécie não está com pragas ou doenças, e utilizar fertilizantes durante a estação de crescimento, além de sempre prestar atenção na questão da umidade do solo para não deixar faltar ou ter água em excesso.
Mas quais são as plantas que você pode utilizar para fazer topiaria? Uma das mais utilizadas é, sem dúvidas, o buchinho, que já é encontrada em diversos formatos, como bola, cones e múltiplas bolas. Outras plantas são: rosas, margaridas, mosquitinhos, lavandas e gérberas e lembre-se que a sua criatividade é o limite.
+Lidas