Você sabe como usar o WhatsApp no mundo corporativo?

Publicado em 04/12/2016, às 00h00

Por Redação

O crescimento do WhatsApp nos últimos anos fez com que o aplicativo começasse a ser usado com frequência também no universo corporativo, pois facilita o contato e simplifica o fechamento de negócios.

Apesar disso, existem algumas dicas que devem ser seguidas ao utilizar o aplicativo de maneira profissional. A economista Renata Mello listou algumas dicas para usar o WhatsApp dessa forma. Confira:

1) É aconselhável passar o número para clientes?      

Quando se trabalha com atendimento e a regra é estabelecer um bom relacionamento com os clientes, é válido fornecer o número para eles. Mas o ideal é que empresa e profissional estejam de acordo com esta situação.

Muitos profissionais gostam do aplicativo porque algumas barreiras são eliminadas com ele. Algumas empresas que passam as ligações para uma central telefônica fazem com que seja mais difícil encontrar a pessoa procurada – algo que pode ser solucionado com o mensageiro instantâneo.

2) Vale a pena ter um número apenas para o uso corporativo?

Depende. Se a pessoa decide usar o seu telefone particular para atender também clientes, colegas e chefia, é importante estabelecer algumas regras para não causar a sensação que você nunca desliga, como deixar claro ao cliente que ele deve entrar em contato apenas durante horário comercial.

Ao adquirir um número corporativo para o aplicativo, as regras são parecidas. No entanto, por ser um número profissional você pode, sim, desligar fora do horário comercial e ligar novamente quando começar a trabalhar. Quem precisa falar com você com urgência terá seu número pessoal.

3) Como proceder quando o cliente manda uma mensagem aos finais de semana?

Nestas situações, o ideal é ouvir a solicitação com paciência, avisar que você não tem as informações para resolver tão prontamente o pedido dele, mas que vai tentar no primeiro horário da segunda-feira resolver.

Peça para que ele mande um e-mail, pois assim ficará claro que ele o procurou no final de semana e, se houver alguma reclamação de atraso no atendimento, você pode contornar o fato. Agora, se o problema for realmente muito urgente ou grave, atendê-lo em situações como esta ficará marcado e o cliente irá valorizar a ajuda num momento de tensão. Difícil esquecer. Vira um ponto positivo a seu favor.

4) Qual a regra para a foto do perfil?        

Para usar o WhatsApp de maneira profissional, evite colocar fotos sensuais, fazendo biquinho, careta, com bebidas, com a família, animais de estimação, roupas de banho ou na praia. Reserve estas fotos para outras mídias que este cliente não tenha acesso, como o Facebook ou o Instagram. 

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