Normalmente, os hotéis colocam um par de sabonetes em cada quarto para os clientes usarem. No entanto, muitos deles acabam não sendo usados, ou apenas usados parcialmente (tirando aqueles que os levam para casa de recordação). Como eles não podem ser reutilizados, a maioria são jogados fora.
LEIA TAMBÉM
Faça as contas. Duas barras de sabão por cada quarto, em milhares de hotéis no mundo inteiro resulta em trilhões de toneladas de sabonetes desperdiçados. E não é só isso: xampu, condicionador, entre outros produtos de higiene que são postos à disposição do hóspedes.
Para evitar esse desperdício, Shawn Seipler criou o “Clean the World”, uma organização sem fins lucrativos responsável pela coleta e utilização das sobras de produtos higiénicos dos hotéis. Em uma de suas muitas viagens Shawn, observou como um trabalhador do hotel jogou seus sabonetes, quando ele saiu do quarto.
Surpreso, ele decidiu para perguntar sobre essa prática na recepção, onde lhe explicaram que essa é uma exigência do governo para hotéis 5 estrelas. Segundo seus cálculos, a cada dia cerca de 5 milhões de barras de sabão são desperdiçados, enquanto milhões de pessoas não têm produtos necessários para manter a higiene adequada.
Estes fundos permitem à organização recrutar pessoal, e pagar o espaço de transporte e logística para processar os bens. Agora, eles não se limitam a sabonetes, mas todos os cosméticos de hotéis.
Em 2016, eles refizeram 7 milhões de barras de sabão e 400.000 kits de higiene. Todos esses kits foram distribuídos a crianças em países de risco, mas ainda há muito trabalho a fazer.
+Lidas