Você ainda faz currículo tradicional? Saiba a importância do LinkedIn para a sua carreira

Publicado em 26/09/2022, às 14h52
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Por Assessoria

É inegável o poder das redes sociais em nosso dia a dia: elas são importantes para criar relacionamentos sociais, potencializar conhecimentos e oportunizar experiências em todos os âmbitos, incluindo o profissional. É nesse cenário que encontramos o LinkedIn, considerado hoje a maior rede de relacionamentos profissionais e de negócios do mundo. 

O LinkedIn é uma rede social que surgiu em 2018 com o propósito de conectar o universo corporativo, por isso, o foco é o perfil profissional de cada usuário e suas evoluções. Lá também acontece a conexão entre pessoas e de empresas com os profissionais, além de ser possível encontrar e anunciar vagas de empregos.

O profissional que usa essa rede social de forma inteligente pode potencializar seu perfil, destacando-se em processos seletivos e networking. Mas para que isso aconteça, o primeiro passo é manter essa rede social atualizada, tendo uma boa foto de perfil, sendo ativo e, por fim, produzir um bom resumo profissional que apresente bem a sua trajetória.

“Publicar conteúdos no LinkedIn significa construir uma imagem profissional online sobre seus conhecimentos, competências técnicas e comportamentais. É, de certa forma, a primeira impressão do candidato à empresa que está ofertando a vaga, antes mesmo de ser selecionado para uma entrevista. Ter um perfil no LinkedIn pode te ajudar a encontrar oportunidades de trabalhos remotos no mundo todo”, destaca a analista de Carreiras do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), Valclemilia Marques.

Diferente de outras redes onde muitas pessoas optam pela privacidade, o LinkedIn é um lugar onde ter um alto número de conexões ajuda a ter maiores oportunidades de empregos. A analista de carreiras deixa algumas dicas importantes para todos os usuários do aplicativo que buscam potencializar suas carreiras. 
“Estar sempre postando algum conteúdo relevante sobre a sua profissão, se conectar com pessoas e empresas que estejam no ramo de atuação da sua área de interesse profissional. Além disso, fazer networking é parte fundamental neste processo. Envie convites de conexão. Conecte-se com toda e qualquer pessoa que alguma vez tenha feito parte da sua vida profissional e aquelas pessoas que te inspiram profissionalmente”, sugere Valclemilia.

Gostou? Compartilhe