Vinte são presos por tentativa de fraude ao concurso da PM do Pará

Publicado em 01/08/2016, às 09h53

Por Redação

A aplicação das provas do concurso público da Polícia Militar do Pará, nesse domingo (31), foi marcada por tentativas de fraudes, desde a divulgação da venda de falsos gabaritos, dias antes da seleção.

Vinte pessoas, entre elas um soldado da PM de Marabá (PA), foram detidas ontem para depoimentos em 15 ocorrências, a maioria pela utilização de documentos falsos e por falsa identidade (tentando fazer a prova em lugar de outra).

Em Belém, um candidato tentou usar um ponto eletrônico, outros desobedeceram a ordem de não usar aparelhos de celular em sala de aula. Quanto ao vazamento de gabarito e do cartão-resposta na internet, a Polícia Civil informou aos participantes que não passaram de tentativas frustradas de fraude.

“Em alguns casos, o gabarito dava cinco opções de assertivas, quando na prova só havia quatro. Ou então disponibilizavam 60 questões, sendo que a prova era composta de apenas 50. Sem contar que nem sequer mencionavam o tipo de prova. A intenção era puramente lucrar em cima do candidato”, explicou o delegado geral da PC, Rilmar Firmino, durante coletiva à imprensa na noite deste domingo, em Belém.

A prova foi aplicada em Belém e mais três municípios - Marabá, Altamira e Santarém. Ao todo, 105 mil candidatos disputaram uma das 2.194 vagas disponíveis para os cursos de Formação de Praça (CFP), Formação de Oficiais (CFO) e Adaptação de Oficiais (Cado).

Números - Dos 105.066 inscritos, 15.139 faltaram à prova. Isso corresponde a quase 14,5% do quantitativo. Pela manhã, durante as provas para os cursos de Formação de Praças e de Adaptação de Oficiais, o índice de candidatos faltosos chegou a 14%, ou seja, de 90.500 inscritos 12.311 não compareceram ao exame. Já pela tarde, período em que foram aplicadas as provas para o Curso de Formação de Oficiais, de um total de 14.653 inscritos, 2.828 faltaram (pouco mais de 19%). A cidade que registrou maior índice de absenteísmo foi Belém e a que teve menor índice foi Altamira.

Resultados - Nesta segunda-feira (1º), a partir do meio-dia, tanto a prova como o gabarito estarão disponíveis no site da instituição. Já nos dias 02, 03 e 04 de agosto, os inscritos poderão efetuar seus recursos. O resultado final do certame está previsto para março de 2017.

Gostou? Compartilhe