Vinte baleias-jubarte aparecem no mar de Piaçabuçu e encantam pesquisadores; veja imagens

Publicado em 04/09/2023, às 08h35
Cláudio Sampaio/UFAL
Cláudio Sampaio/UFAL

Por João Victor Souza

Vinte baleias da espécie jubarte foram avistadas no mar de Piaçabuçu, Litoral Sul alagoano, nesse domingo, 03, e encantaram uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os animais deram saltos na água e chamaram a atenção dos tripulantes de uma embarcação que estavam em expedição.

Segundo o biólogo e professor de Engenharia e Pesca Cláudio Sampaio, a equipe passou mais de quatro horas no mar, tempo suficiente para o flagrante de 20 mamíferos, sendo seis deles filhotes.

Sampaio explicou que as baleias-jubarte costumam frequentar o litoral do Nordeste, no período de julho a outubro, onde se sentem protegidas para acasalar e parir os filhotes em águas quentes e rasas.

Veja a galeria:

(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)
(Cláudio Sampaio/UFAL)

"Nesse domingo, dia do biólogo, realizamos uma saída embarcada no extremo Sul do Litoral alagoano, na região da foz do Rio São Francisco e da praia do Pontal do Peba. Elas frequentam o litoral nordestino de julho a outubro, quando buscam águas quentes, rasas e protegidas para acasalar e parir seus filhotes", disse.

O professor afirmou que, atualmente, os animais buscam antigas áreas de reprodução, como é o caso do Litoral de Alagoas. "A baleia jubarte foi muito caçada, mas hoje a caça está proibida no Brasil, fazendo com que sua população venha a cada ano crescendo, e com isso, ocupando antigas áreas de reprodução, como é o caso do litoral alagoano. É fruto de muito trabalho de conservação".

Sampaio destacou ainda que a população que encontrá-las pode filmar ou fazer fotos, mas aconselhou a quem tiver em embarcação manter a distância. As imagens vão ser usadas em pesquisas e ajudam na conservação da espécie.

"Se você, navegando, ou mesmo na praia, registrar baleias saltando, pode fazer fotos e vídeos. Se você estiver embarcado, mantenha a distância. Se a baleia se aproximar, desligue a embarcação. As imagens são importantes para a pesquisa, você pode encaminhar para os órgãos ambientais de sua região, que eles vão compartilhar com projetos, grupos de pesquisa, universidades, e serão de grande valia para a conservação da espécie", disse.

Show de saltos de baleia semanas atrás - No mês de agosto, uma baleia surpreendeu pescadores em alto-mar, na praia do Pontal do Peba. Em um vídeo postado nas redes sociais, o animal aparece próximo de uma embarcação e brinca ao dar um ‘show particular’.

Apesar do belo momento, os pescadores chegaram a ficar assustados com o momento. “Neto, bota esse barco para subir. Tira esse barco da reta dessa ‘gota’. Vai logo, homem. Tire da reta da baleia”, disse um dos homens que estavam a bordo.

Gostou? Compartilhe