Vigilância Sanitária realizará fiscalização de produtos para Semana Santa

Publicado em 12/03/2016, às 08h35

Por Redação

A Inspetoria de Alimentos da Vigilância Sanitária (Visa) de Maceió dá início, na próxima segunda-feira (14), à fiscalização de pescados e crustáceos que estarão sendo disponibilizados para venda à população neste período de Páscoa, quando tradicionalmente são consumidos em maior quantidade. A ação será realizada em balanças, mercados públicos, supermercados e feiras livres, com o objetivo de garantir a qualidade do alimento e evitar o risco de surtos alimentares.

Segundo Ednaldo Balbino, coordenador da Visa, o trabalho dos fiscais terá seu foco voltado à missão de avaliar as condições higiênico-sanitárias do local e de quem estiver manuseando os pescados, além das normas de acondicionamento dos produtos, que precisam estar de acordo com os padrões da Anvisa e das Boas Práticas da Manipulação de Alimentos.

“Nosso trabalho é garantir que essas regras sejam seguidas e orientar o que não estiver adequado às normas. Os locais que apresentarem irregularidades serão notificados e intimados a fazer as adequações necessárias, e, havendo descumprimento, receberão multa”, explica Balbino.

O coordenador lembra ainda que o consumidor também pode analisar o produto antes da compra observando se as escamas estão aderidas ao corpo do peixe, se a carne está firme e se os olhos estão brilhantes. Além disso, as guelras devem estar avermelhadas ou róseas. O pescado em exposição precisará estar congelado ou quando fresco, acondicionado no gelo. Crustáceos, como o camarão, devem apresentar aspecto geral brilhante e carapaça aderente ao corpo. Já para os mariscos como o sururu, Balbino recomenda observar a coloração, evitando os que tiveram com um tom amarelo mais forte, porque podem estar sob o efeito de corantes.

“É importante ressaltar, no entanto, que esses testes devem ser feitos com a ajuda do próprio manipulador, para evitar a contaminação do produto que leva ao risco de uma infecção alimentar”, frisaou Balbino.

Caso perceba irregularidades em algum estabelecimento, o consumidor poderá acionar a equipe da Visa de Maceió, fazendo sua denúncia pelo telefone 3315-5241.

Gostou? Compartilhe