Nesta quinta-feira (27), durante mais uma fiscalização de rotina, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) observou a comercialização de carnes e outros produtos impróprios para consumo no bairro da Levada, resultando na apreensão 450 kg de alimentos estragados.
LEIA TAMBÉM
Entre os alimentos recolhidos pelo órgão estavam carnes bovina e suína, bacalhau, frangos e batatas impróprias para o consumo.
O chefe especial da Visa, Airton Santos, destacou o papel da Vigilância Sanitária diante de situações como esta e reforçou a importância dos empreendimentos oferecerem produtos de qualidade, dentro do prazo de validade para seus clientes e consumidores.
“Nosso papel é salvar vidas, é proteger a saúde de todos os consumidores. Não fiscalizamos no intuito de punir o comerciante, mas sim para levar orientações educativas sobre a importância de comercializar produtos de qualidade e seguros. Caso seja observada alguma irregularidade, recolhemos os produtos e o proprietário é sujeito à multa, por isso é importante que estes observem os produtos que fornecem para evitar esse tipo de situação e, consequentemente, resguardar a saúde dos consumidores”, explicou.
O responsável foi autuado e deverá responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$180 a R$38 mil, no caso de reincidência de infração. Os alimentos recolhidos pelo órgão foram levados ao aterro sanitário da capital.
Denúncia
Para denunciar irregularidades de estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
LEIA MAIS
+Lidas