A Vigilância Sanitária segue com os trabalhos de fiscalização nos estabelecimentos de Maceió para garantir promoção à saúde da população. Neste fim de semana, a atuação do órgão resultou na interdição de uma panificação, localizada no Benedito Bentes, além da apreensão de uma tonelada de alimentos impróprios para consumo humano em supermercados, açougues, avícolas, panificações e pizzarias.
LEIA TAMBÉM
Nas fiscalizações, que aconteceram sexta (11), sábado (12) e domingo (13), quatro equipes da Vigilância de Maceió percorreram 30 estabelecimentos de Maceió para verificar itens como condições de armazenamento, refrigeração, manipulação, conservação e comercialização dos alimentos.
O coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, destacou as inconformidades encontradas na padaria interditada pelo órgão neste fim de semana. “Flagramos uma panificação funcionando sem CNPJ e alvará sanitário, com presença de mofo e infiltração nas paredes, maquinários com a higienização totalmente comprometida e armazenamento inadequado para pães”, explicou o coordenador.
O local foi notificado, autuado e terá 90 dias para se adequar às normas da Vigilância Sanitária, podendo receber multa que varia de R$ 180 a R$ 19 mil reais. O valor é estabelecido conforme a gravidade das infrações cometidas.
Apreensão no fim de semana - Além da interdição, os fiscais da Vigilância retiraram de circulação, neste fim de semana, uma tonelada de alimentos perecíveis como peixe, queijo, frango, calabresa, carne bovina e suína. Alimentos que se apresentavam impróprios para consumo humano em supermercados, açougues, avícolas, panificações e pizzarias.
Disque Denúncia - Para denunciar irregularidades observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, é possível entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo WhatsApp (82) 98705-0730, que funciona 24h, todos os dias.
LEIA MAIS
+Lidas