Uma cadela da raça pitbull vítima de maus-tratos foi resgatada por integrantes da Comissão do Bem Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) nessa terça-feira, 14. Uma denúncia levou o órgão até a residência onde o animal foi abandonado, no bairro de Jatiúca, em Maceió.
LEIA TAMBÉM
A filhote, que foi apelidada de "Duda" pela equipe, apresentava magreza excessiva e foi encontrada presa na área externa da casa, cercada de lixo. Segundo os denunciantes, ela foi abandonada há dias e se alimentava de restos de comida deixados no lixo. Ela não tinha acesso à água.
Veja vídeo:
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Rosana Jambo ???? (@rosanajamboadv) a
Em outras imagens registradas pela OAB/AL, a cadela apareceu sendo alimentada com ração e em seguida bebendo água. O vídeo mostra a rapidez com que o animal se nutre, o que demonstra a situação de fome que vivia.
Segundo a presidente da Comissão do Bem Estar Animal da OAB/AL, Rosana Jambo, o dono do animal trabalha como motorista de aplicativo e não aparecia em casa há dias. Ele já foi notificado por maus-tratos.
"A notificação foi deixada com a tia do denunciado, que abriu a casa e permitiu o resgate do animal deixado para morrer. A audiência foi marcada e o caso também será encaminhado à delegacia para que o responsável seja processado criminalmente por maus-tratos", disse.
Ainda segundo a denúncia, o homem já teria criado outros bichos que também morreram por inanição, após ficarem extremamente fracos por falta de alimento. A informação não foi confirmada pelo órgão.
Duda foi deixada em um centro veterinário para os cuidados necessários. Ela vai ficar à disposição para adoção responsável. Quem tiver o interesse em amparar a cadela pode entrar em contato com a OAB/AL, através do número de telefone (82) 99660-0303.
Ao menos 15 já morreram em 2020
A Comissão do Bem Estar Animal da OAB/AL informou que, apenas em 2020, cerca de 15 animais morreram vítimas de maus-tratos. Na maioria das situações, os bichos foram envenenados.
Os casos foram registrados em sete pontos de Maceió. Foram eles: Benedito Bentes, Feitosa, Pajuçara, Vergel, Jacintinho e dois condomínios na parte alta da capital. Somente na Pajuçara, cinco animais não resistiram.
Casos de repercussão
Neste ano, dois casos de agressão contra animais ganharam repercussão em Alagoas. O primeiro aconteceu no município de Porto Calvo, onde um cachorro foi morto por dois homens com golpes de uma peça de carro na cabeça. Um dos suspeitos foi detido no último dia 3 e vai responder criminalmente pelos maus-tratos.
Cinco dias depois, um idoso foi conduzido à delegacia de São Miguel dos Campos para prestar esclarecimentos sobre um vídeo em que aparece ferindo um cão na porta de um supermercado na mesma cidade. Ele confessou que agrediu o cachorro com guarda-chuva e alegou ouvir vozes de que os bichos representavam "demônios" para justificar o ato. O homem também vai responder pelo ataque.
LEIA MAIS
+Lidas