Operações integradas apreenderam, na madrugada desse domingo (5) e nesta terça-feira (7), 5.200 frangos vivos que eram transportados de Pernambuco para Alagoas sem a devida documentação legal. A fiscalização tem sido intensificada e resultou em várias apreensões nas últimas semanas.
LEIA TAMBÉM
Três caminhões foram abordados na primeira operação com uma carga de 3.018 frangos e na segunda mais dois veículos foram apreendidos em União dos Palmares e em Messias no Posto da Polícia Rodoviária Federal, onde continham cerca de 2.200 frangos. No total, 5.200 frangos foram contabilizados nas duas operações.
Todos os caminhões foram encaminhados para a sede do BPRv, onde os dois veículos de sábado já pagaram os tributos devidos, passaram por inspeções sanitárias e foram liberados. As cargas apreendidas na madrugada de hoje ainda aguardam pagamento dos tributos por parte dos proprietários e as questões sanitárias para serem liberados.
O BPRv informou que os motoristas transportam as cargas sem as devidas certificações sanitárias e sem as notas fiscais das mesmas. Para adentrar no estado transportando esse tipo de carga, os caminhoneiros deverão estar de posse das Guias de Transporte Animal( GTA), certificações sanitárias, bem como as notas fiscais para que possam seguir viagem de forma tranquila, aponta o BPRv.
Os procedimentos cabíveis estão sendo realizados nesse momento pela ADEAL e SEFAZ . Onde também estão averiguando se essas aves estão em condições para o consumo humano.
Participaram da operação funcionários da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL), Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz) e Militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), 2º e 10º BPM e da 4ª Cia.
A fiscalização aconteceu em União dos Palmares, Branquinha, Cacimbinhas, Palmeira dos Índios, Igaci, Girau do Ponciano, Atalaia e Messias.
LEIA MAIS
+Lidas