Mais um flagrante de violência entre pessoas que seriam ligadas à torcidas organizadas de clubes de futebol foi registrado em Alagoas. Imagens de câmeras de segurança de um condomínio mostram o momento que um jovem, aparentemente com blusa da organizada do ASA, foi espancado por um grupo com camisas do CRB e de outra torcida organizada ligada ao clube alvirubro. As cenas foram filmadas na noite dessa terça-feira, 31, no município de Arapiraca, minutos após o término do clássico entre os dois times.
LEIA TAMBÉM
ASA e CRB se enfrentaram no Estádio Coaracy da Matta Fonseca, pela 5ª rodada do Campeonato Alagoano. A partida terminou com a vitória do Galo por 2 a 1. As câmeras que gravaram o espancamento estão instaladas na Rua Ângelo Sobrinho e, de acordo com o horário, as agressões aconteceram aproximadamente 15 minutos depois do jogo. Uma outra confusão teria acontecido na Rua Expedicionários Brasileiros, mas não foi registrada em vídeo.
Nas imagens abaixo, é possível perceber a tentativa de fuga da vítima, que corre pela rua para se afastar dos suspeitos. Na sequência, o jovem cai no chão, é alcançado e começa a receber socos e chutes de dois agressores, na frente de um condomínio. Um carro de cor branca para ao lado dos suspeitos e da vítima, e mais um agressor desce do automóvel para participar do espancamento. Outras cinco pessoas também vão até o local da confusão e golpeiam a vítima. Os vídeos a seguir contém cenas fortes de violência:
Durante as agressões, o jovem, caído no chão e sem esboçar reação, tem uma das camisas, que seria da organizada do ASA, arrancada à força e a bermuda abaixada. No decorrer do vídeo, os criminosos fogem, sendo dois deles no carro e o restante a pé.
O TNH1 entrou em contato com a Polícia Civil e foi informado de que a vítima não registrou Boletim de Ocorrência na delegacia, porém o delegado titular da unidade, Edberg Oliveira, designou uma equipe para os levantamentos do caso. Já a Polícia Militar não confirmou nenhum chamado para a ocorrência no relatório da Segurança Pública desta quarta-feira.
ASA emite nota de repúdio - O ASA comunicou nesta manhã que repudia as cenas de violência registradas depois do clássico com o CRB na noite dessa terça-feira. O clube classificou como "covarde" e "repugnante" a atitude do grupo com camisas do CRB, que abordou e espancou um torcedor alvinegro. O ASA também destacou que vai prestar toda a assistência necessária para a vítima. Veja o comunicado na íntegra abaixo:
"A Agremiação Sportiva Arapiraquense repudia as cenas de selvageria e violência sofridas por um torcedor do clube e protagonizadas por homens vestidos com camisas do Clube de Regatas Brasil (CRB) e de uma das organizadas identificada como Comando Vermelho logo após a partida entre o ASA e CRB, pelo Campeonato Alagoano, na noite desta terça-feira (31), em Arapiraca.
Imagens de camêras de segurança flagraram o exato momento em que, de forma covarde e repugnante, pelo menos sete criminosos perseguem e espancam o torcedor do GIGANTE, fato ocorrido por volta das 22h45 de ontem.
O clube informa, ainda, que dará toda assistência médica necessária ao torcedor alvinegro e que já acionou as autoridades para que os agressores sejam identificados e punidos severamente dentro da lei".
MPAL acompanha casos de violência - A assessoria de comunicação do Ministério Público Estadual (MPAL) informou à imprensa nesta manhã que está acompanhando e tomando as providências sobre os casos recentes envolvendo torcidas organizadas. Segundo o órgão, o cadastro de integrantes segue em andamento, o que pode facilitar a identificação dos envolvidos. O procedimento ainda está dentro do prazo para o envio das solicitações por meio de relatório. O órgão emitiu a seguinte notan sobre o ca so:
O Ministério Público do Estado de Alagoas repudia, veementemente, todos os tipos de ataques praticados por torcedores que cometem atos de violência contra pessoas inocentes. O MPAL informa também que as 37ª e 41ª Promotorias de Justiça da capital (do Torcedor) já estão acompanhando o caso para saber se há o envolvimento de torcidas organizadas de Maceió e ressalta que está à disposição das autoridades de Arapiraca para qualquer colaboração.
Na última semana, a Justiça atendeu à recomendação do MPAL e proibiu, por um prazo de 180 dias, as atividades das torcidas organizadas Mancha Azul e Comando AlviRubro, devido a uma confusão entre integrantes das duas torcidas no último dia 22.
LEIA MAIS
+Lidas