Maceió

Vídeos: moradores dos Flexais fazem protesto e pedem que sejam realocados

TNH1 | 01/12/23 - 14h48
Foto: Cortesia ao TNH1

Moradores dos Flexais, em Maceió, realizam um protesto, na tarde desta sexta-feira (1), na Ladeira de Chã de Bebedouro. O grupo teme ficar ainda mais isolado pelo iminente colapso no bairro do Mutange e reivindica uma urgente realocação de moradores da região.

Imagens encaminhadas à reportagem do TNH1 (veja abaixo) mostram que os manifestantes usaram galhos de árvores, pedaços de madeira e pneus para fechar a via. O trânsito no local é lento. 

Segundo os relatos dos moradores, a situação nos Flexais é considerada insustentável, e eles estão ilhados socialmente e economicamente por conta do afundamento de solo na região. Os manifestantes também reclamam da falta d'água em algumas ruas do bairro. 

"Nós já estamos lutando há tempo, buscando uma solução imediata para a nossa situação. Queremos uma indenização justa e precisamos ser realocados. Não é digno que os gestores públicos vejam a situação dos Flexais e fingissem que nada está acontecendo no local. A situação de hoje é pior que antes. Muitos moradores não estão dormindo após esse alerta de colapso em uma mina no Mutange. Querem tirar os moradores de suas casas para dormir em colchonete, em colégios. Tínhamos uma moradia digna, de valor, e hoje não temos mais nada", disse Valdir Santos, líder comunitário, em entrevista à reportagem da TV Pajuçara. 

Equipes da Polícia Militar foram acionadas até o local do protesto, onde fazem o controle de trânsito.