Um grupo de agricultores familiares bloqueou trecho da Rota do Mar, nas proximidades da rotatória que dá acesso ao Conjunto Parque dos Caetés, e deixou o trânsito travado para quem transita entre os bairros Benedito Bentes e Guaxuma na manhã desta terça-feira (20). Segundo a Polícia Militar, o protesto foi realizado para cobrar assistência do município em agricultura familiar.
LEIA TAMBÉM
Imagens enviadas para a Rádio Pajuçara FM mostram os condutores de carros e ônibus parados, com o ato sendo realizado ao fundo. Um incêndio foi provocado nos materiais colocados atravessados na pista, como pneus e entulhos, para afastar os motoristas que passavam pelo local e chamar a atenção das autoridades. Os motociclistas ainda se arriscavam em meio ao fogo. Veja abaixo:
Em outro vídeo enviado, é possível observar os agricultores com faixas com frases "Criação de suínos não é crime, somos trabalhadores" e "Aqui os agricultores familiares têm voz". Assista:
O tenente Antunes, do 5º Batalhão da Polícia Militar, informou, em entrevista à TV Pajuçara, que o líder da manifestação alegou que quer um representante da Prefeitura de Maceió no local para negociar uma nova reunião para tratar sobre a situação dos agricultores familiares.
"Eles disseram que já tiveram várias reuniões com a Prefeitura de Maceió, a respeito das pocilgas deles, pois segundo eles, chega a determinação do fechamento das pocilgas e do recolhimento dos animais, dos suínos. E ficam alegando que não podem criar no local, porque estão matando os animais que não são inspecionados para venda, e aí o grupo disse que chegou a esse ponto para ter uma nova reunião".
A reportagem tentou contato com o setor de Gerenciamento de Crises da PM, mas não obteve êxito. Até às 9h30, o trecho da Rota do Mar continuava bloqueado.
O que disse a Prefeitura
A Prefeitura de Maceió respondeu ao contato do TNH1 e explicou que é proibida a criação, como também o abate, de suínos na zona rubana por representar grave risco à saúde da população, por causa da possibilidade de aumento de casos de doenças transmitidas por alimentos. A decisão segue as leis municipais e estaduais. Veja o comunicado a seguir:
A Secretaria de Saúde de Maceió informa que a criação e abate de suínos em zona urbana da Capital é proibida, conforme preconiza as leis municipal nº 5.318/2003 e estadual nº 6.787/2006, por representar um grave risco à saúde pública, devido à possibilidade de aumento de casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). A decisão sobre a criação desses animais não é uma determinação da Vigilância Sanitária, mas sim por conta de leis municipais e estaduais que impedem essa criação.