Sofrimento, término de relacionamento e traição. Foi embalada por narrativas clássicas do sertanejo que a dupla sensação do momento, Hugo & Guilherme, lançou "Mágica" nesta quinta-feira. Depois de "Metade de Mim", a segunda faixa do novo DVD "Original" promete tocar na ferida de quem já foi traído, ao narrar o fim de um namoro rachado por infidelidade. Coincidentemente, a história é bem similar a de um dos integrantes, que chegou a contratar um detetive para confirmar se a ex-namorada estava sendo infiel.
LEIA TAMBÉM
(...) Ela falou "acha"/Achei, sem fazer muito esforço/Não teve grito, nem choro, nem nada/Apertei um pouco, cê entregou ligeiro/Já sei o dia, a hora, e, se não bastasse, até o nome do companheiro/Cê plantou isso e vai morrer de fome/Faz uma mágica aí pra gente e some (...)
Repletos de ressentimento, os versos dão detalhes que vão de encontro ao episódio vivido pela segunda voz, Guilherme, em novembro de 2022. O cantor, de 28 anos, namorava há quase uma década, quando foi avisado pelo companheiro de dupla sobre os boatos de infidelidade. O romance havia começado antes mesmo do goiano ingressar na carreira musical, em 2015. À época, ele ainda respondia pelo nome de batismo "Matheus Neves" e era estudante de agronomia em Goiânia, sua cidade natal.
O fato só veio à tona em 10 março deste ano, durante a participação dos cantores no podcast "Podpah". Na ocasião, Hugo revelou, aos risos, que os compositores Bagual, Felipe Arná e Normani Pelegrini se inspiraram no caso de seu parceiro de duo para escrever "Mágica". — O Guilherme foi "corno", e tem música pra ele. Dia 31 [de março], tem [o lançamento da] música que fizeram porque você foi "corno" — brincou o primeira voz, que também já foi traído por uma ex-namorada, aos 17 anos, com o sertanejo Eduardo Costa.
Apesar de não admitir ser o eu lírico da canção, Guilherme deu detalhes de como descobriu a "pulada de cerca" da antiga companheira. Ele lembra que, a princípio, desconfiou da veracidade da notícia dada por Hugo. Foi, então, que — como a colombiana Shakira — resolveu tirar a prova real com a ajuda de um detetive particular. O músico, inclusive, promete jamais revelar a identidade do profissional contratado para investigar a privacidade da ex-namorada, o qual teve acesso a aplicativos de mensagens e ligações feitas por ela, que não teve o nome divulgado.
— Oito horas da manhã, dentro do aeroporto, ele [Hugo] falou que precisava conversar comigo. Geralmente, quando ele me liga, sempre é problema. Nesse caso, ele me chamou pra falar pessoalmente. Já tinha uma semana que não falava comigo direito. Pensei que era problema sério, que queria trocar de "Guilherme" — desabafou o goiano.
— Aí, ele me disse: Irmão, é o seguinte, é um "trem" difícil que eu tenho pra te falar. Mas tem uma semana que tô sabendo que você tá sendo "corno" — relembrou Guilherme, reproduzindo a conversa dos dois naquela sexta-feira.— Eu pensei: Será que é verdade?. Aí, fui investigar. Um amigo meu me falou sobre um detetive que resolveu uns problemas pra ele, numa época — complementou.
(...) Ela falou "acha"/Achei, sem fazer muito esforço/Não teve grito, nem choro, nem nada/Apertei um pouco, cê entregou ligeiro/Já sei o dia, a hora, e, se não bastasse, até o nome do companheiro/Cê plantou isso e vai morrer de fome/Faz uma mágica aí pra gente e some (...)
Na terça-feira seguinte à descoberta, o sertanejo se encontrou com o profissional em questão. As primeiras investigações não indicaram vestígios de um possível amante. — Eu fiquei de boa, fingindo. Eu contei pra ela [por telefonema]: Olha, fiquei sabendo que você tá me metendo "gaia", mas eu não acredito, confio muito em você. Vamos ficar mais em casa, isso é inveja do povo — recordou o artista.
Apesar da aparente normalidade apontada pelos primeiros rastreios do investigador, dias depois, pesquisas mais a fundo e cruzamentos de dados chegaram a um rosto conhecido. A ex do cantor ligou para um rapaz dois minutos depois de encerrar a conversa em que Guilherme expôs a suposta traição. Tratava-se do primo de um amigo pessoal, que usava um número de telefone registrado no nome da mãe. A foto usada no WhatsApp, porém, revelou a identidade. A chamada feita logo na sequência foi apagada do histórico de ligações da moça, o que o levou a juntar os pontos.
Ao confirmar que havia mesmo sido traído, Guilherme colocou um fim na relação de oito anos e expulsou a garota de casa. Atualmente, ele namora a psicóloga Marcela Fortunato, com quem mantém um relacionamento público desde dezembro do ano passado, e garante ter superado o episódio. — É uma história da minha vida — disse em entrevista ao GLOBO.
No lançamento do DVD "Original", no dia 14 de março, os músicos voltaram a comentar o ocorrido. Para comemorar o trabalho, que tem outras letras sobre términos de relação e está saindo do forno aos poucos, os dois convidaram figuras renomadas do meio musical. O show privado na Vila JK, na Zona Sul da capital paulista, reuniu os irmãos João Neto & Frederico e o cantor Marrone, da dupla com Bruno. Novos nomes em ascensão na cena sertaneja, como a "Boiadeira" Ana Castela e o mineiro Ícaro, do duo Ícaro & Gilmar, também fizeram parte da festa.
— Meu Deus do céu, que arrependimento de ter falado aquilo. Não tem como voltar atrás, né?! Histórias da vida. O povo gosta de escutar. Juntou, ali no momento, um pouco da cachaça com a emoção e eu desabafei. Acho que estava entalado dentro de mim. Contei — declara ele, que é prontamente consolado por Hugo. — A gente não pode se arrepender de nada. Se você falou, foi porque você quis — acrescenta o amigo.
No topo das paradas - Talvez você ainda não os conheça, mas a dupla Hugo & Guilherme conquistou grande popularidade, em 2022, e tem dominado o topo das paradas do sucesso desde então. Juntos há quase sete anos, além de uma legião de fãs, os dois acumulam recordes. Com mais de 8 milhões de ouvintes mensais no Spotify e 2,3 bilhões de visualizações no Youtube, os números impressionam até mesmo os rankings mundiais. No ano passado, em parceria com a cantora Marília Mendonça, os goianos foram as vozes mais ouvidas do país com a música "Mal Feito".
"Mal Feito" pegou tanto no gosto popular que, por 14 meses consecutivos, se manteve entre as 50 faixas mais reproduzidas pelos brasileiros nos serviços de streaming. Ainda em 2022, o lançamento do DVD "Próximo Passo" rendeu aos músicos o terceiro álbum mais reproduzido em todo o mundo. Na semana de estreia, em abril, a dupla ficou atrás apenas da brasileira Anitta e do grupo suíço de eletrônica Swedish House Mafia. No acumulado do ano, o disco alcançou a quarta posição entre os mais ouvidos do Spotify Brasil.
— O desempenho que tivemos em 2022 nos deixa com uma pressão muito grande. E ao mesmo tempo que é uma pressão, não é. A gente sempre carregou o fardo de levar coisa boa para as pessoas. Acho que quando você faz algo de coração, que você está leve, você não carrega essa pressão. A gente sempre cantou, primeiro, para a gente — ponderou Hugo sobre as comparações.
Na mesma linha, Guilherme reconhece a importância da composição que os levou ao primeiro lugar, mas destaca a singularidade de cada projeto — A gente não está buscando ter uma música igual a “Mal Feito”. Cada música é uma música. Mas a gente trabalha para tocar as pessoas. Nosso repertório é um trabalho que a gente escuta, gosta e acha que vai tocar o público — confidencia.
Com bom humor, Hugo faz apostas otimistas sobre o novo DVD. — Para mim, o “Próximo Passo” é um trabalho nota 10. Mas eu espero, e tenho plena convicção, de que o “Original” vai ser nota 10,5 — opina, em meio a risadas.
Antes mesmo de a ficha sobre o sucesso de 2022 cair, os dois começaram a planejar a agenda de 2023. A gravação do novo DVD, filmado em 21 de janeiro deste ano, estava marcada desde outubro passado. Mesmo frente tanto planejamento, o dia de cantar todas faixas de "Original" ao vivo quase foi arruinado pela chuva torrencial que atingiu a cidade de Cuiabá na data. A capital do Mato Grosso, escolhida como sede do evento, recebeu um público fiel de 30 mil pessoas, que não se rendeu ao temporal.
— Esse dia foi muito difícil. Acho que, talvez, tenha sido o dia mais complicado para mim até hoje. Gravar um DVD é um investimento muito alto, não é barato. É um custo gigantesco. São toneladas de equipamentos. E outra, 30 mil pessoas ali te esperando debaixo de chuva, desde às 21h, 22h. Nós fomos começar o DVD às 2h30 da manhã. As pessoas presentes, felizes. Eu nunca tinha visto aquilo na minha vida— lembra Hugo.
A megaestrutura montada para receber os fãs contava com um palco e passarela, cercados por 400 metros quadrados de LED e 300 aparelhos de luz. Ao todo, foram usadas 10 carretas a montagem do cenário. Depois de horas de atraso e uma apresentação de abertura do cantor Murilo Huff, os dois cantaram por 55 minutos e garantem que, no fim, até a chuva ajudou no resultado das imagens.
— Estava igual ao show do Coldplay, tudo molhado. Era água para tudo quanto é canto, mas, visualmente, deu uma emoção diferente. Ficou muito legal— assegura Guilherme.
Sete anos juntos - Em abril, Hugo & Guilherme comemoram o sétimo aniversário da dupla. Assim como companheiro Guilherme, Hugo também foi rebatizado no mundo sertanejo, como manda a tradição do estilo musical. Natural de Morrinhos, no interior de Goiás, o primeira voz, de 32 anos, na verdade se chama Spártaco Vezzani. A escolha incomum é uma tradição familiar passada de avô para pai e, depois, de pai para filho. Aos risos, ele brinca que escolheu o nome artístico para diminuir o bullying.
No entanto, a alcunha foi adotada quando o cantor substituiu o antigo integrante da dupla Hugo Pena & Gabriel, em 2011, após o fim da formação original. Antes de formar dupla com Guilherme, em 2015, ele ainda fez parte de outros dois projetos musicais: se lançou com o próprio nome ao lado de Thiago e, mais tarde, chegou até mesmo a tentar carreira solo. A fama, contudo, só veio ao lado do atual parceiro.
— Dia 19 de abril faz sete anos que a gente está junto. Sete anos de uma parceria incrível. Duas pessoas que se amam, dois irmãos. Sempre brinco que o Guilherme é meu filho mais novo, me dá trabalho demais. Mas eu também dou muito trabalho para ele — revela Hugo. Duas pessoas completamente diferentes, mas que se uniram por um propósito e pensam igual na música. Dois irmãos mesmo, igual Tom & Jerry — finaliza o cantor, com os olhos marejados.
LEIA MAIS
+Lidas