Alunos das escolas do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no Farol, protestaram na Avenida Fernandes Lima na manhã desta segunda-feira, 09. Eles estão tendo aulas canceladas desde a última quinta-feira, 5, pela falta dos ônibus que realizam o transporte em Maceió.
LEIA TAMBÉM
Os estudantes se reuniram e fecharam uma das vias da pista, mas o bloqueio não durou muito. Policiais do Batalhão Escolar pediram que eles saíssem da via e retirassem as pedras usadas para bloquear a passagem. Segundo os alunos, o motivo da paralisação do transporte seria o atraso de três meses no pagamento dos motoristas dos veículos que prestam serviço ao Estado.
“Simplesmente os motoristas disseram que não ia ter ônibus porque não pagaram. A gente termina ficando à toa. Tivemos provas canceladas no sábado e hoje porque não tinha transporte. E não temos nenhuma informação sobre isso”, expôs Isac, de 15 anos.
O Gerenciamento de Crises da Polícia Militar esteve no local para conversar com os alunos e solucionar a questão. “Eles estão reclamando que estão sendo prejudicados e vamos tentar um contato com a Secretaria de Educação para resolver essa situação. Vamos tentar uma reunião com o secretário”, explicou o capitão Sidney.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação de Alagoas (Seduc) informa que a paralisação é pontual e atinge apenas algumas linhas da capital, alegando que os alunos não serão prejudicados. Confira:
A Secretaria de Estado da Educação informa que a paralisação é pontual, atingindo apenas algumas linhas da capital. Esta situação do transporte escolar não prejudicará as atividades das escolas e dos estudantes. A empresa contratada já está tomando as devidas providências. A Seduc ressalta ainda que não são três meses de atraso, pois em janeiro foi período de férias escolares e o mês de março ainda não foi aberto processo. Explica ainda que o pagamento de fevereiro deverá ser efetuado após liberação do recurso por parte da comissão das secretarias da Fazenda e do Planejamento.
LEIA MAIS
+Lidas