O que um piloto deve fazer num momento em que uma aeronave apresenta algum tipo de problema? O repórter Mailson Franklin, da TV Pajuçara, conversou com o piloto Jefferson Tenório, que comentou quais são os procedimentos que devem ser observados em momentos críticos.
LEIA TAMBÉM
Para ele, o mais importante é tentar ficar calmo e identificar o problema. “A primeira parte é manter a calma, daí verificar a instrumentação do avião, identificar a pane, saber o que está causando o problema e o que pode ser feito”, disse o Piloto.
Jefferson Tenório comentou o acidente envolvendo o avião que levava a delegação do clube Chapecoense para Colômbia, onde o time disputaria a final da Copa Sulamericana. Para ele, se o piloto quisesse, a aeronave permitiria que ele esvaziasse os tanques de combustíveis antes de um possível pouso forçado.
“A aeronave dá essa possibilidade, no caso de um pouso de emergência. Isso é possível e recomendado para evitar que a aeronave exploda no momento do impacto”, esclareceu.
Ainda assim, o piloto preferiu cautela ao invés de opinar sobre o que pode ter levado ao acidente. “O melhor a se fazer é refazer a trajetória para identificar através do comportamento da aeronave”, ponderou
Assista ao vídeo da entrevista:
+Lidas