Sete filhotinhos e uma cadela sob fortes condições de maus tratos foram resgatados em uma casa com sinais de abandono no conjunto Santos Dumond, parte alta de Maceió. O fato aconteceu na manhã desta quarta-feira (28) durante uma operação da Comissão de Bem Estar Animal da OAB/AL, que teve o apoio da Polícia Militar e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
LEIA TAMBÉM
De acordo com a advogada que lidera a Comissão da OAB/AL, Rosana Jambo, os animais estavam em ambiente insalubre sem água ou alimentação há pelo menos duas semanas. Na porta da casa era perceptível o acúmulo de dejetos dos animais, conforme relato de Jambo.
“Estive aqui ontem e constatei o fato já suspeitando que houvesse, inclusive, animais mortos. Hoje, entramos na residência com a intenção de resgatar e dar a possibilidade para que eles tenham um futuro melhor", disse a advogada.
Ainda segundo Rosana, o proprietário da residência se mudou de local deixando para trás seus animais e uma placa de ‘venda-se’ na fachada da casa, sumindo em seguida. "Na placa constam dois números para contato, mas nenhum deles está operando”, informou.
Veja vídeo feito no local:
Abandono e maus tratos a animais é crime. A pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crimes Ambientais é de detenção de três meses a um ano e multa. Já a pena prevista pelo Art. 164 do Código Penal é de 15 dias a seis meses de prisão, ou multa.
+Lidas