Um motorista de um carro de passeio foi flagrado enquanto trafegava em um local reservado exclusivamente para o trânsito de pedestres e ciclistas, em Arapiraca, no Agreste alagoano. A infração de trânsito foi registrada nesse último sábado (17), porém as imagens foram divulgadas pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) do município nesta segunda-feira (19).
LEIA TAMBÉM
Nas imagens (veja abaixo), registradas por um circuito de segurança e publicadas nas redes sociais da SMTT de Arapiraca, o condutor aparece trafegando, tranquilamente, pela ciclovia que fica localizada entre duas pistas e em meio a um canteiro central. Até o momento, o condutor do veículo não foi identificado.
Em nota, a SMTT repudiou a atitude do condutor e disse que o Código de Trânsito Brasileiro prevê multa no valor R$ 880,41 para esse tipo de infração.
"Neste sábado, 17, fomos surpreendidos com um vídeo circulando nas redes sociais em que um veículo circulava pela Ciclovia do Trabalhador, local reservado exclusivamente a pedestres e ciclistas. A SMTT de Arapiraca repudia veemente essa atitude, que põe em risco a segurança de quem faz uso da ciclovia e está absolutamente infringindo o Código de Trânsito Brasileiro, portanto, atitudes imprudentes como essa - que podem ser fatais-? não serão toleradas.
Trata-se de uma infração gravíssima , prevista pelo pelo Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 193, que prevê: transitar com o veículo em ciclovias e ciclofaixas, assim como calçadas, passeios e passarelas, é uma infração gravíssima, com
penalidade de multa no valor de R$ 880,41.
A SMTT vem desenvolvendo um trabalho árduo para garantir que o trânsito em Arapiraca seja cada dia mais seguro, com projetos de reorganização do trânsito, sinalizações em áreas com alto fluxo e entre outros projetos que serão executados ao longo do ano.
Destacamos ainda que a fiscalização será reforçada, mas é necessário a colaboração e conscientização de todos para que tenhamos uma cidade segura e que funcione para todos.
Solicitamos a quem tiver novas e exclusivas imagens do veículo, bem como de seu motorista, enviar para o nosso contato de WhatsApp ou pelo direct desta página, ou até mesmo enviar de forma sigilosa.
O objetivo será o de identificar o infrator, buscando as penalidades cabíveis nessa arbitrariedade que colocou em risco vidas humanas", diz a nota.