Vídeo: motorista é flagrada dormindo com carro parado na faixa de pedestres, na Ponta Verde

Publicado em 05/09/2023, às 08h17
Reprodução
Reprodução

Por TNH1 com TV Pajuçara

Uma motorista foi flagrada, na madrugada desta terça-feira, 05, dormindo ao volante com o carro parado na faixa de pedestres, no cruzamento das ruas Deputado José Lages e Doutor Noel Nutels, no bairro de Ponta Verde, em Maceió. A cena chamou a atenção de quem passava pela localidade e a situação foi filmada por um motorista que parou o veículo para verificar o que tinha acontecido. 

"Aqui na Ponta Verde, duas horas da manhã, o sinal já fechou e já abriu, e a mulher dentro do carro. Dormindo com o carro ligado, farol ligado. É o que a gente se depara aqui na madrugada [...] O sinal abriu agora, ela tá com o pé no acelerador, e o carro está com uma avaria ao lado, pode ter sido uma colisão, não sei se agora ou antes, e aqui na frente também", disse a pessoa que fez a filmagem.

Assista:

Ainda segundo o denunciante, que vai ter o nome preservado pela reportagem, a mulher acordou cerca de 20 minutos após a gravação do vídeo e foi acompanhada enquanto dirigia o veículo até a Avenida Júlio Marques Luz. Lá, ela teria pego a contramão ao fazer conversão à direita, sentido praia, e não foi mais vista. Não há informações se a motorista estava com sinais de embriaguez.

O denunciante contou ainda que entrou em contato com o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e o órgão comunicou que uma viatura ia ser deslocada para a Ponta Verde para apurar o fato. "O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió enviou uma viatura até o cruzamento entre as ruas Deputado José Lages e Doutor Noel Nutels, na  Ponta Verde, para averiguar uma denúncia referente a uma motorista dormindo ao volante. Ninguém foi encontrado no ponto indicado".

A Polícia Militar e a Oplit também teriam sido contatadas, mas a mulher e o carro dela, o Gol de cor prata, não foram encontrados.

Sono no trânsito - A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) informou que dois em cada dez acidentes de trânsito são provocados por algum distúrbio do sono ou pelo excesso de cansaço. Segundo especialistas, a melhor estratégia a ser tomada ao perceber que está sonolento é parar o veículo em local seguro e tirar um cochilo de meia hora. Parece pouco, mas esse período de sono será regenerativo e ajudará para que o motorista chegue ao destino em segurança.

Além disso, outras medidas podem ser tomadas para evitar ficar com sono enquanto dirige. Algumas delas são: dirigir com companhia; evitar o horário da meia-noite às 6h da manhã; fazer paradas periódicas; evitar dirigir após privação de sono; e, é claro, não dirigir após ingerir bebida alcoólica.

A direção durante períodos de cansaço extremo pode se enquadrar em algumas infrações do Código de Trânsito Brasileiro, já que dirigir sem atenção ou sem estar em estado físico e psíquico adequados, é uma infração com penalidade de multa e pontos na carteira.

Gostou? Compartilhe