Moradores do povoado Barra Nova, em Marechal Deodoro, realizam uma manifestação na manhã desta quarta-feira, 18, e fizeram o bloqueio de um dos sentidos da rodovia AL-101 Sul, sentido Praia do Francês. O ato, que segundo informações da Polícia Militar, seria para cobrar melhorias relacionadas à moradia, infraestrutura, e fornecimento de água, chamou a atenção de condutores e pedestres que passaram pelo local, por causa do incêndio provocado no meio da pista. O trânsito ficou comprometido.
LEIA TAMBÉM
Imagens da manifestação, compartilhadas com a redação do TNH1, mostram que as pessoas envolvidas utilizaram pneus, pedaços de madeira e outros objetos para atear fogo e impedir a passagem de veículos. O protesto teve início por volta das 10h e apenas o sentido Maceió/Marechal havia sido afetado. Às 11h, o grupo liberou uma das faixas para o tráfego, mas mesmo assim houve registro de engarrafamento.
O TNH1 entrou em contato com o Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária, da Polícia Militar, e foi informado de que uma equipe foi deslocada para negociar a liberação da rodovia. Militares da 5ª Companhia Independente também foram acionados.
Durante o diálogo, os manifestantes informaram que, além dos problemas com infraestrutura e água, a manutenção do condomínio Recanto da Ilha também foi cobrada nesta manhã. Segundo eles, o residencial foi construído como forma de indenização para os antigos moradores de casas às margens da AL-101, mas que ele apresenta problemas estruturais e contratuais, que a Caixa Econômica Federal ainda não resolveu. Em nota, a Caixa comunicou:
"A CAIXA informa que o Residencial Recanto da Ilha é um loteamento que foi contratado e entregue aos beneficiários em 2014 pela empresa ARQUITEC – Arquitetura, Engenharia e Construções Ltda, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida – Recursos FAR, mediante emissão de habite-se e o recebimento de toda a infraestrutura pela Prefeitura.O Banco esclarece que a indicação de beneficiários é de responsabilidade do Estado, neste caso da SEINFRA/AL – Secretaria de Estado da Infraestrutura de Alagoas, e ainda restam a confirmação da indicação de 75 famílias a serem beneficiadas. Caso as unidades destinadas a estas famílias estejam atualmente ocupadas por terceiros, há necessidade do Ente Público realizar a vistoria para viabilizar a desocupação para posterior entrega ao legítimo beneficiário.”
A manifestação acontece um dia depois de um grupo de moradores bloquear a AL-215, com as mesmas reivindições, e provocar um grande congestionamento de veículos. Na ocasião, a prefeitura de Marechal Deodoro afirmou que, em breve, vai usar o investimento de 17 milhões de reais para obras de pavimentação e de drenagem de ruas na cidade.
Confira abaixo a nota da BRK:
"A BRK informa que a Captação Volta D'Água que abastece a região foi paralisada, nesta quarta-feira (19), para uma manutenção emergencial no sistema de tratamento. A empresa esclarece ainda que, no último fim de semana, foram registradas intercorrências que resultaram em paralisações que impactaram no abastecimento de água de regiões de Marechal Deodoro, mas que manteve contato com os moradores, lideranças comunitárias e imprensa para informar o andamento das demandas. Dezenas de caminhões-pipa têm sido enviados para o atendimento da população enquanto as equipes operacionais trabalham na solução definitiva da questão".
LEIA MAIS
+Lidas