LEIA TAMBÉM
As “manchas” misteriosas foram vistas pela primeira vez, no ano passado, pela sonda Dawn da NASA, e o material brilhante, visto na cratera de Occator, provocou muita especulação, levando muitos a acreditar que poderia tratar-se de uma base alienígena.
Não se trata de uma base alienígena, mas certamente é algo muito estranho.
Os pesquisadores do observatório chileno de La Silla usaram o espectrômetro HARPS em seu telescópio ESO e detectaram não só as variações esperadas à medida que o planeta Ceres gira, como também descobriram que os pontos se iluminam durante o dia, além de outras alterações.
As observações sugerem que o material dos pontos de luz é volátil e que se evapora no calor da luz solar.
O líder do estudo, Paolo Molaro, afirmou: “Assim que a sonda Dawn revelou os misteriosos pontos de luz na superfície de Ceres, eu pensei imediatamente nos possíveis efeitos mensuráveis causados pela Terra”.
“À medida que o planeta Ceres gira, os pontos se aproximam da Terra e então regridem novamente, o que afeta o espectro da luz solar que se reflete na Terra.”
A equipe concluiu que as alterações observadas poderiam dever-se à presença de substâncias voláteis, que se evaporam sob a ação da radiação solar.
+Lidas