Destino de muitos turistas que fogem do frio nesta época do ano, Alagoas surpreendeu ao registrar temperaturas que variaram entre 14°C no interior do Estado e 19°C na Capital, durante a madrugada desta sexta-feira (14).
LEIA TAMBÉM
Mas o que causou a queda da temperatura? O meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Vinícius Pinho, explica que dois fatores coincidiram e contribuíram para o frio repentino.
“Ontem, tivemos um dia com nuvens que fizeram um bloqueio parcial dos raios solares, deixando as temperaturas variando entre 21°C e 24°C, logo, o continente recebeu pouca radiação solar”, disse. “À noite, o céu estava limpo e todo o calor emanado pelo continente irradiou de volta para a atmosfera, sem a interferência de nuvens, por isso a temperatura caiu consideravelmente”, explicou. “As nuvens funcionam como um isolante térmico”, acrescentou.
Veja vídeo do especialista com mais explicações:
A explicação do especialista ilustra bem o que ocorre no Sertão nordestino, onde pela noite quase não há nuvens, o que facilita a queda de temperatura na região nesta época do ano.
Palmeira dos Índios foi a cidade do interior de Alagoas que registrou menor temperatura (14°C). Maravilha (15°C) e Taquarana (17°C), tiveram sensação térmica de 15°C.
LEIA MAIS
+Lidas