Meio Ambiente

Vídeo: macaco "roncador" assusta moradores de povoado na zona rural de Satuba

Veterinário diz que espécie é inofensiva, mas alerta para riscos no caso de tentativa de captura ou agressão ao animal

TNH1 | 12/10/24 - 10h57
Reprodução

Um macaco, possivelmente um bugio, também conhecido como "macaco roncador", está assustando moradores do povoado Lote 1, na zona rural de Satuba, na Região Metropolitana de Maceió.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o animal no telhado de uma casa. O homem que grava o vídeo fala que a vizinhança está com receio de que o macaco ataque alguma criança e que o animal já teria levado uma galinha de uma casa.

No vídeo, o macaco aparece "roncando" alto, o que faz com que pareça uma atitude agressiva do animal. Mas essa espécie costuma invadir ambientes domésticos apenas quando estão com fome, em busca de alimento.

De acordo com o médico veterinário Epitácio Correia, o bugio é um animal inofensivo, desde que esteja em seu habitat e que a população não tente interagir com ele. Correia recomenda que as pessoa não tentem capturá-lo, e alerta que é crime agredir ou tentar matar o animal.

"É importante que, nesses casos, as pessoas entrem em contato com os órgãos competentes, a exemplo do IMA, Ibama, ICMbio e Batalhão de Polícia Ambiental, que vão adotar as medidas adequadas", disse Epitácio, que já atuou na gerência de Fauna e Flora do IMA e atualmente ocupa o cargo de secretário adjunto de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia.

"É um primata que está ameaçado de extinção, inserido no plano de ação nacional do ICMBio, de primatas ameaçados do Nordeste. Muito provavelmente esse povoado está localizado em um fragmento de Mata Atlântica, de algum área que tem a ocorrência de algum bando dessa espécie". 

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deve ir ao local, mas informou que ainda não recebeu nenhum chamado da população.

Veja vídeo: