Quem vive às margens da Lagoa Manguaba, entre os povoados de Broma e Massagueira se assustou neste domingo (16), depois que o lago amanheceu repleto de peixes mortos. Este é o segundo registro deste tipo de fenômeno só em 2019.
LEIA TAMBÉM
Um vídeo feito por dos integrantes do Batalhão Ambiental, mostra peixes boiando já sem vida e outros agonizando, buscando oxigênio na superfície. Veja:
Moradores do Broma estavam recolhendo os peixes para consumir, desconsiderando o risco de ingerir a carne que pode ter sido contaminada.
De acordo com o coordenador de gerenciamento costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Alagoas, Ricardo César de Barros Oliveira, o ideal seria evitar a ingestão dos peixes antes da emissão de um laudo técnico. “Já solicitados que o laboratório encaminhe uma equipe técnica para recolher vestígios e realizar a coleta para sabermos o que causou a mortandade dos peixes”, explicou, durante entrevista ao TNH1.
Ainda de acordo com o coordenador do IMA, as chuvas intensas em Pernambuco e Alagoas dos últmos dias atingem as cabeceiras dos rios Paraíba e Mundaú. “Essa água chega em grande volume e mais rápido que o normal, revolvendo a matéria orgânica no fundo dos mananciais e provocando uma queda no oxigênio e a liberação de gás sulfrídico”, disse ainda Ricardo César.
O laudo deve sair nos próximos dias. “Até o resultado, o ideal seria não ingerir os animais mortos da lagoa”, reiterou Ricardo.
LEIA MAIS
+Lidas