A Escola Estadual Rotary, localizada no centro da cidade de Arapiraca, no Agreste alagoano, foi encontrada saqueada na tarde do último sábado (10), por militares do 3º Batalhão da Polícia Militar, denúncia de populares. O caso foi confirmado pela polícia nesta segunda (12).
LEIA TAMBÉM
De acordo com a diretora da instituição, Suzete Ferreira dos Santos, foram furtados computadores, impressoras, materiais didáticos e de segurança, merenda, bebedouros, microondas, aparelho de DVD, entre muitos outros objetos pertencentes à unidade.
“As coisas que restaram e que não têm muito valor foram encontradas em meio a uma grande bagunça. No mais, só não levaram os aparelhos de ar condicionado, porque acho que não souberam tirar”, disse a diretora.
Ainda segundo Suzete Ferreira, a escola foi ocupada em 24 de outubro deste ano por estudantes secundaristas, que protestavam contra as medidas do atual governo federal, previstas na nova reforma da educação. Suzete acredita que os estudantes desocuparam a escola no dia que a unidade foi encontrada com os materiais roubados, no sábado (10).
A diretora disse ainda ao TNH1 que a instituição não está com sinais de arrombamento e que os ocupantes tinham as chaves do local, mas não soube afirmar quem realmente seria responsável pelo furto.
O diretor da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) em Alagoas, Lucas Cavalcante, confirmou que a escola estava ocupada desde 24 de outubro, mas não soube informar se a ocupação permanecia até o dia do ocorrido.
O diretor da UBES disse que se sentiu surpreso ao ter conhecimento do que aconteceu na Escola Rotary. "Vamos esperar o laudo da polícia e caso seja constatado que o furto aconteceu por estudantes ocupantes, divulgaremos uma nota de repúdio a essa atitude, porque não é a imagem que o movimento quer passar. Queremos colaborar com todas as investigações da polícia”, disse.
A diretoria da escola está fazendo um levantamento junto à Gerência Regional de Educação (GERI) sobre os prejuízos presenciados no último sábado dentro da instituição. Após isso será realizado um Boletim de Ocorrências (B.O).
Veja vídeo feito no local:
Suzete Ferreira disse ainda que a Secretaria Estadual de Educação (SEE) vai abrir um processo contra a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). “Como eles estavam ocupando, eram eles os responsáveis pela instituição”, disse a diretora.
A reportagem do TNH1 tentou entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação, mas as ligações não foram atendidas.
LEIA MAIS
+Lidas