O Departamento de Estradas e Rodagens (DER), retirou, nesta quarta-feira, 01, as lombadas localizadas na entrada do Mirante do Gunga, instalados pelo órgão na última segunda-feira, 30. A remoção aconteceu após protestos feitos na redes sociais, por lideranças políticas e pela população de municípios localizados ao sul do Estado, como Piaçabuçu, Penedo e Coruripe.
"Recebemos uma enxurrada de reclamações via Facebook, WhatsApp e até ligações no meu celular pessoal", relatou o diretor-presidente do DER, Helder Gazzaneo. De acordo com ele, as pessoas alegavam se tratar de uma área muito perigosa, e que as lombadas estariam colocando em risco a segurança dos alunos que estudam na capital e moram em cidades localizadas no Litoral Sul, pois facilitaria a ocorrência de assaltos aos ônibus que fazem esse translado.
A demanda para implantação das lombadas veio das empresas que trabalham com turismo no Gunga. "As empresas solicitaram que implantássemos as lombadas, porque já teriam ocorrido alguns acidentes envolvendo turistas na localidade", explica Helder.
Ainda segundo ele, foi feito um estudo para a implantação, visando a segurança no trânsito. "Realmente não levamos em consideração a segurança Pública, porque esse não é o nosso papel, nosso trabalho está voltado para segurança no trânsito. Fizemos um estudo com engenheiros e arquitetos para podermos implantar a lombada", disse o presidente.
Diante das reclamações, o DER achou melhor remover as lombadas e aguardar uma solução das lideranças políticas. "Estamos à disposição para encontrarmos uma solução juntos. Não temos a intenção de prejudicar ninguém", disse Helder Gazzaneo.
Acidente
No último domingo, 29, uma colisão frontal entre dois automóveis ocorreu na entrada do Gunga, no local onde foram implantadas as lombadas. O acidente deixou uma pessoa morta e quatro feridos.
*Estagiário sob supervisão da editoria
+Lidas