É antigo o vídeo gravado pelo governador Paulo Dantas (MDB) com alerta para fortes chuvas no fim de semana no Estado. A filmagem vem sendo compartilhada na internet nas últimas horas e a Defesa Civil de Alagoas comunicou, na manhã desta quinta-feira (23), que as imagens foram feitas para o período chuvoso de maio do ano passado.
LEIA TAMBÉM
Por meio das redes sociais, o órgão também reforçou que não há necessidade de alertas meteorológicos para chuvas intensas neste momento. Confira a publicação abaixo:
"A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas informa que este vídeo foi gravado em maio de 2022. O tempo segue com possibilidade de chuva em pontos isolados do litoral, zona da mata e parte da região agreste do Estado. Não há até o momento a necessidade de avisos ou alertas meteorológicos por parte da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh-AL", mostra a legenda da postagem.
No vídeo que foi compartilhado, Paulo Dantas destaca o período de chuvas, que teria aproximadamente 10% do volume de água de todo o ano. Ele também passou orientações de prevenção à população em locais de risco. Porém, não há nenhum alerta atualizado pelas equipes de monitoramento do Estado.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), em contato com o TNH1, esclareceu que o Estado pode registrar pancadas de chuvas até o sábado (25), mas o acúmulo de água não oferece riscos à população.
"Até sábado, vão acontecer pancadas rápidas de chuva, mas dentro do esperado para a época do ano. Então não há riscos para a população e por isso, a Semarh não emitiu nenhum alerta até o momento. Em caso de mudança nas condições climáticas, aí um aviso será divulgado. Mas no momento não há", explicou o meteorologista Vinícius Pinho, coordenador da Sala de Alerta do órgão.
Em alertas emitidos durante o período do Carnaval, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destacou a possibilidade de chuvas intensas com perigo potencial, considerado o alerta do cor "amarela". Inclusive, o alerta mais atualizado do Inmet tem duração até a manhã de sexta-feira, 24, para Maceió e outros 72 municípios.