Vídeo: colônia com mais de 8 mil morcegos é encontrada no centro de Porto Alegre

Publicado em 24/01/2019, às 12h05
Dyessica Machado / Divulgação SMAMS PMPA
Dyessica Machado / Divulgação SMAMS PMPA

Por Gaucha ZH

Uma colônia com mais de oito mil morcegos está sendo monitorada pela prefeitura de Porto Alegre. Instalado no forro de um prédio na Rua Voluntários da Pátria, no Centro Histórico, o espaço é dividido por machos, fêmeas e filhotes da espécie Tadarida brasiliensis. 

Conforme a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente da Capital (Smams), Soraya Ribeiro, os animais buscam a zona urbana em meses de calor por causa da abundância de alimento — eles comem cupins, baratas, mosquitos e mariposas. Assim que os filhotes conseguirem alçar voo, o grupo deve migrar para fora da cidade, o que ocorre, geralmente, em fevereiro.

“Em uma ocorrência deste tipo, o procedimento adequado e permitido por lei é aguardar até que (o animal) abandone o local e, depois, proceder a limpeza para remoção das fezes”, explica a bióloga.

Segundo a prefeitura, os animais saem para se alimentar pelas aberturas do prédio e não oferecem riscos à saúde de quem utiliza o local.

Monitoramento

A bióloga explica que esse tipo de colônia, que é essencial para o equilíbrio ambiental, está ocorrendo cada vez menos na cidade, por isso a importância do monitoramento realizado pela prefeitura.

O acompanhamento é feito pela equipe de Fauna Silvestre da Secretaria de Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) com o apoio da Secretaria de Saúde (SMS) e do Instituto Sauver.

Veja o vídeo:

Gostou? Compartilhe