Um grupo de clientes denunciou, nesta quarta-feira, 5, uma autoescola localizada no bairro Santa Amélia, na parte alta de Maceió, por suposto golpe. Eles alegam que a autoescola oferecia preços promocionais mais baratos que a concorrência, no entanto, ao efetuarem o pagamento, como da taxa do Detran por exemplo, a empresa não teria repassado o valor ao órgão e nem teria iniciado as aulas.
LEIA TAMBÉM
"Não tive nada de ressarcimento de dinheiro, nem aula. Comecei em fevereiro, dia 10. Eles começaram a dizer que era tempo de Carnaval e não iam conseguir fazer o pagamento da guia. Esperei duas semanas e entrei em contato com eles de novo. Ela falou que tinha erro no site do Detran, que não estava conseguindo emitir a guia. Os meses foram passando e, em abril, vim saber que caí em um golpe. Eu vi eles se mudando na calada da noite. Perdi minhas aulas, meu tempo, que eu não tinha muito. Tive que fazer em outra autoescola para não sair perdendo tudo", relatou Vinícius Augusto, operador de caixa.
Já a gaúcha Priscila Becker afirmou que teve problema porque o documento de identidade dela é do Rio Grande do Sul. "Fiz o pagamento dia 17 de abril, da primeira habilitação e desde então ela (proprietária) fica só me enrolando. Primeiramente ela disse que não conseguia emitir a guia por eu ser gaúcha. Por meu RG não ser daqui, ela não conseguia emitir a guia. Fui ao Detran em maio e consegui emitir a guia. Trouxe aqui, ele que me atendeu e eu disse que queria meu dinheiro de volta, porque eu estava sentindo que era golpe. E ele disse que não, pediu um voto de confiança, que ele não sabia da situação e iria recuperar o tempo perdido. Desde então, continuam me enrolando", disse a analista contábil.
Enquanto a equipe do Fique Alerta entrevistava os clientes no local, o engenheiro Odiley Gonçalves parou e também deu o próprio exemplo. "Sempre quando minha esposa vinha para cá, o pessoal sempre dava desculpa de que hoje não teria condições de dar aula. Passaram-se seis meses e decidimos pagar um valor a mais e procurar outra autoescola, porque estava insustentável. Desde o início sempre achei estranho, porque é como se não tivesse contingente suficiente, carros e motos suficientes, não tinha funcionário para dar aula. Não sei o que estava acontecendo, só davam desculpas. Acabou que procuramos outra autoescola e até que enfim ela conseguiu tirar a habilitação e agora está tudo certo. Mas essa autoescola realmente lesou muitos alunos, fazendo promoções nas redes sociais, com valores atrativos, mas para mim é golpe".
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) se manifestou por nota. Leia na íntegra: "O Detran-AL esclarece que as equipes de fiscalização foram até o Centro de Formação de Condutores AutoEscola GF, no bairro Santa Amélia, onde constatou diversas irregularidades e foi aberto um processo administrativo.
A apuração das irregularidades constatadas está em curso na comissão de análise do órgão estadual, onde ao final do processo as medidas cabíveis serão adotadas, de acordo com o edital de credenciamento e contrato.
O Detran-AL ainda reforça que denúncias referentes a irregularidades nos CFCs devem ser realizadas no setor de Ouvidoria por meio dos canais oficiais do órgão estadual, que podem ser feitas no prédio sede do Detran-AL e pelo número (82) 98833-9437, de segunda a sexta-feira das 8:00 as 14:00, ou pelo site e-ouv.al.gov.br.
O Detran-AL também orienta que os usuários que, se sentiram lesados, abram um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil de Alagoas e abram uma denúncia junto ao Procon".
O proprietário da autoescola conversou por telefone com a produção da TV Pajuçara e disse que não estava em condições de gravar entrevista, pois estaria com problemas pessoais. Veja na reportagem abaixo:
+Lidas