Após trafegar de quadriciclo em uma área de desova de tartarugas marinhas no litoral sul de Alagoas, e ser denunciado pelo Instituto Biota de Conservação, o influenciador digital Carlinhos Maia pediu desculpas em vídeo publicado nas redes sociais nessa quarta-feira (2). O alagoano de Penedo afirmou desconhecer que o local era de proteção ambiental.
LEIA TAMBÉM
O influenciador também se defendeu ao afirmar que não havia sinalização para informar sobre a proibição da circulação de veículos na faixa de areia. Carlinhos também fez cobranças para instalação de placas por parte das autoridades ambientais.
Veja o vídeo:
O vídeo polêmico foi publicado pelo marido de Carlinhos Maia, Lucas Guimarães, e mostrou o influenciador dirigindo o quadriciclo no local.
A denúncia
De acordo com o Biota, rastros de pneus foram encontrados entre as cidades de Roteiro e Jequiá da Praia. A região também é monitorada pela Reserva Extrativista (RESEX) Lagoas de Jequiá, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Ao TNH1, o Instituto Biota informou que acionou o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o Ministério Público para denunciar a infração.
Circulação de veículos na área é proibida
Desde julho de 2016, a circulação de veículos motorizados em praias da zona costeira alagoana é proibida por lei. A norma foi estabelecida após um vídeo viralizar nas redes sociais, mostrando quadriciclos trafegando e esmagando ovos de tartarugas.
A legislação permite apenas a circulação de veículos autorizados ou licenciados pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), além de veículos oficiais em serviço, como os utilizados para limpeza pública, pesquisa e resgate da fauna e flora marinha. O descumprimento pode resultar em sanções.