Uma câmera de segurança registrou o momento em que o gari Lucas Gouveia da Silva, de 27 anos, foi atropelado por um caminhão de lixo, enquanto trabalhava no bairro do Poço, em Maceió, nessa segunda-feira (15).
LEIA TAMBÉM
As imagens mostram o motorista do caminhão manobrando o veículo e o gari pendurado na porta do lado direito. Em determinado momento, Lucas acaba se desequilibrando, caindo e indo parar embaixo do caminhão. Veja abaixo:
Em depoimento à polícia, o motorista relatou que o gari teria aberto a porta do veículo para pegar uma caixa de cigarro. Ele conta que estava concentrado tentando fazer a manobra em uma das avenidas e que não viu o momento em que Lucas desequilibrou e caiu. As imagens condizem com o relato do motorista.
O condutor ainda disse que só percebeu o que havia acontecido ao olhar o retrovisor e ver o corpo de Lucas no chão. A cena teria deixado ele em estado de choque.
Lucas Gouveia tinha 27 anos. Foto: Reprodução |
MTE instala auditoria para acompanhar caso
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas designou que auditores fiscais acompanhem o caso do gari Lucas Gouveia Castor da Silva, de 27 anos, que morreu após ser atropelado por um caminhão de lixo, em Maceió.
" O que aconteceu com esse gari é o que chamamos de acidente típico de trabalho. Já designei uma auditoria fiscal que vai apurar as circunstâncias de como o acidente aconteceu. A empresa onde ele trabalhava será notificada, e esses auditores vão fiscalizar as condições de trabalho e segurança oferecida por ela para esse trabalhador. Lamentamos a morte dele, pois era um pessoa jovem e que morreu no exercício da sua profissão. Essa auditoria será feita com precisão e cautela. Se ficar claro que houve alguma irregularidade, vamos agir com o rigor da lei", explicou.
De acordo o superintendente do órgão, Cícero Filho, os auditores vão apurar as circunstâncias da morte do gari e se houve alguma falha de segurança no momento em que ele trabalhava. Cícero também explicou que, ao final da auditoria, um relatório será encaminhado às autoridades.
O caso
Lucas e os companheiros de trabalho faziam o recolhimento do lixo na região do Poço quando o caminhão se movimentou. O motorista fez uma manobra, e como o gari estaria num ponto cego, não foi visto pelo condutor e acabou atingido pelo veículo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para o resgate do trabalhador, mas constatou o óbito ao avaliá-lo;
O corpo de dele foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos cabíveis. A equipe de perícia também esteve no local e fez levantamentos na cena do atropelamento. Os trabalhadores que participaram da coleta de lixo devem ser intimados para prestarem depoimento à Polícia Civil.