Os capitães Luiz Augusto e Jorge Luiz, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL), que foram enviados para dar apoio às buscas por vítimas da tragédia em Brumadinho, em Minas Gerais, voltaram para Maceió no último domingo (03). Os oficiais participaram de uma transmissão ao vivo, nesta segunda-feira (04), em uma rede social da corporação, e conversaram sobre a experiência.
LEIA TAMBÉM
Após seis dias de colaboração, os bombeiros destacaram que o volume de ocorrências e as dificuldades do campo chamaram a atenção deles durante o trabalho de resgate.
“A primeira impressão foi o porte do desastre, fora do normal, foram múltiplos cenários ocorrendo ao mesmo tempo e várias equipes trabalhando de forma dividida, sincronizada e ligadas a um posto de comando que tem o controle do fluxo”, disse o capitão Luiz Augusto.
“O nível do terreno que não estamos acostumado chamou a atenção. Tivemos que ter atenção aos riscos que ele trazia”, completou.
Ainda segundo ele, a experiência serviu para trazer lições para engrandecer o serviço do Corpo de Bombeiros em um eventual desastre em Alagoas.
Já o capitão Jorge Luiz ressaltou que o trabalho de cães no resgate foi fundamental. “Nas primeiras horas, as vítimas que estavam em superfície já haviam sido removidas, sendo óbito ou não. A partir daí, o trabalho dos cães foi essencial nesse tipo de ocorrência, pois através do faro deles ajudaria a localizar as vítimas que ficaram soterradas”, disse o oficial.
“Assim que chegamos, trabalhamos juntos com a equipe de canil do Espírito Santo. Já no campo, trabalhamos com bombeiros de Minas Gerais, do Maranhão e de Goiás. E acompanhamos bombeiros de outros estados também. É uma troca de experiência para ambos os lados”, continuou.
Outro ponto destacado pelos bombeiros foi a parte da gerência do resgate. “Fora a parte operacional, na busca das vítimas, a gente pôde acompanhar a gerência. O que foi montado lá, foi fracionado em diferentes locais. Foi bastante engrandecedor, e levaremos essa experiência para o resto da vida”, concluiu o capitão Jorge Luiz.
Assista à transmissão na íntegra:
LEIA MAIS
+Lidas