Vídeo: após desencalhe, baleia é encontrada morta em praia de Barra de Santo Antônio

Publicado em 22/07/2020, às 09h15
Divulgação / Biota
Divulgação / Biota

Por Redação TNH1

Menos de 24 horas depois do resgate da baleia que passou mais de um dia encalhada na Praia de Carro Quebrado, em Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas, o animal não resistiu aos ferimentos e apareceu morto nesta manhã, na mesma região. O Instituto Biota de Conservação foi acionado e confirmou no início da tarde que trata-se da mesma baleia, uma fêmea da espécie Baleia-fin (Balaenoptera physalus).


Ver esta publicação no Instagram

Apesar do sucesso da operação de ontem, que permitiu manter o bem estar da baleia-fin e o retorno ao seu ambiente, tudo indica que sua condição de saúde não permitiu sua sobrevivência, pois reapareceu morto hoje. ???????? . Ficamos satisfeitos por termos feito todo o possível diante do porte, localização e situação do animal. . Nossa equipe está se dirigindo ao local para confirmar que se trata realmente do mesmo animal, e realizar procedimentos necroscópicos, buscando identificar as causas do encalhe e do óbito, além de outras informações relevantes para conhecer mais sobre a espécie e contribuir para sua conservação.???????????? . Novamente agradecemos os esforços e torcida de todos! . ☀Apoio: @fundacaotoyotadobrasil @sosmataatlantica @semarhal @prefeiturademaceio @copra_alimentos @icmbio_costadoscorais . #mcz #maceio #alagoas #brasil #brazil #marinelife #sealovers #conservation #conservação #medvet #cetacea #baleia #whale #encalhe #meioambiente #projetobiotamar

Uma publicação partilhada por Instituto Biota de Conservação (@institutobiota) a

De acordo com o Biota, a equipe está no local desde o final da manhã para realizar a necropsia e identificar a causa da morte da baleia. Mais cedo, o Instituto havia comunicado à imprensa que um grupo esteve na praia para monitorar o trecho entre Maceió e Barra de Santo Antônio.

Ontem, uma Baleia-fin (Balaenoptera physalus), com mais ou menos 13 metros de comprimento, foi reintroduzida ao mar sob aplausos e gritos de comemoração da equipe do Biota e de voluntários. O mamífero estava debilitado, magro e com diversas escoriações pelo corpo.

A baleia foi examinada pela equipe veterinária e foi medicada. Ela foi mantida umedecida durante a manhã e a tarde de ontem para evitar a descamação da pele.

Gostou? Compartilhe