Estudantes do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa) bloquearam na manhã desta quarta-feira (7), a Avenida Fernandes Lima, principal via de acesso ao centro da cidade de Maceió, por conta da paralisação dos motoristas de ônibus que fazem o transporte escolar.
LEIA TAMBÉM
O sentido Tabuleiro do Martins / Centro, em frente ao Cepa, ficou tomado pelos alunos. Segundo eles, os coletivos não fazem o transporte há mais de uma semana. A falta de pagamento aos condutores que prestam serviço ao Estado seria a causa da paralisação.
O Gerenciamento de Crises da Polícia Militar foi ao local para negociar a liberação da via pelos estudantes, que aceitaram o acordo, mas pouco depois houve resistência de alguns integrantes do protesto e confronto com policiais.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e a equipe de Operações Aéreas foram acionados e dois alunos foram detidos. A avenida foi liberada por volta das 8h.
Veja vídeo feito no local:
Uma das alunas que participava da manifestação comentou que muitos dois pais não têm condições de pagar a passagem para que seus filhos cheguem ao colégio.
A Secretaria de Estado da Educação foi procurada pelo TNH1, e informou que ontem uma pequena comissão composta por cinco estudantes procurou o secretário e o problema teria sido esclarecido, mas posteriormente eles teriam sido incitados por motoristas a protestar. A pasta disse ainda que houve o fim do contrato de prestação de serviço com a antiga empresa no dia 31 e foi autorizada a manutenção da prestação até o início do recesso, mas os motoristas não teriam aceitado a proposta.
"No retorno das aulas, a Seduc irá distribuir o passe estudantil para os maiores de 14 anos e os menores continuarão sendo transportador por outra empresa", informou, por meio da assessoria de comunicação.
Assista:
LEIA MAIS
+Lidas