Em protesto ao contingenciamento de verbas na educação, decidido pelo governo Bolsonaro, estudantes, professores, entidades sindicais e simpatizantes pela causa se concentraram no início da tarde desta quinta-feira (30), na Praça Centenário, no bairro Farol. Às 14h, eles saíram em caminhada até o Centro da cidade.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a decisão do governo, cerca de R$ 2,4 bilhões que estavam previstos para investimentos em programas da educação infantil ao ensino médio foram indisponibilizados. Já as universidades federais ficaram sem R$ 2,2 bilhões.
(Crédito: Cortesia/Letícia Sobreira)
Os manifestantes levaram bandeiras, faixas e entoaram gritos em favor da educação. Grupos culturais também estiveram presentes no ato.
Maceió 30/05 #30MpelaEducacao pic.twitter.com/suTu1P8I9R
— Mr. Born to Lose (@bluecoloredboy) 30 de maio de 2019
Após a concentração, aproximadamente 10 mil pessoas, segundo informou a organização, seguiram pela Avenida Moreira e Silva até a Praça dos Martírios, onde reforçaram o coro contra os cortes na educação.
(Crédito: Cortesia/Letícia Sobreira)
A previsão é que o ato se encerre no fim desta tarde com uma exposição de trabalhos acadêmicos e apresentações culturais na Praça Deodoro, no Centro.
No último dia 15, pessoas contrárias a ideia do governo foram às ruas para reivindicar o congelamento dos investimentos. Hoje, pela manhã, ao menos 12 estados brasileiros registraram protesto contra o contingenciamento. Nesta tarde, também estão marcados atos nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.
LEIA MAIS
+Lidas