Um adolescente de 15 anos foi assassinado com golpes de canivete após uma briga na Escola Estadual Deputado Rubens Canuto, no bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió. O crime aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 20. A unidade de ensino suspendeu as aulas nos três turnos desta quinta-feira, 21.
LEIA TAMBÉM
A vítima foi identificada como Lázaro André Bezerra de Oliveira. Segundo o que foi passado pela Polícia Civil de Alagoas (PC-AL), houve um desentendimento entre dois adolescentes e um deles chamou os amigos de outra escola para bater no outro. Este último, amigo de Lázaro, disse que não queria confusão. A vítima tentou apartar a briga e foi agredida.
Ainda de acordo com a PC-AL, os suspeitos têm 16 e 17 anos. Lázaro levou um soco de um deles e, depois, foi segurado, enquanto que o outro o esfaqueou. O menino foi levado ainda com vida ao HGE (Hospital Geral do Estado), mas morreu na mesa de cirurgia.
Vídeo mostra briga entre estudantes - O TNH1 teve acesso a dois vídeos do caso. Em um deles, é possível ver a briga entre dois alunos, com vários outros colegas ao redor, que assistem à troca de tapas e socos. Alguns, inclusive, incentivam as agressões. Veja abaixo:
Adolescente é morto com golpes de arma branca após briga em escola no Benedito Bentes
— TNH1.com.br (@PortalTNH1) March 21, 2024
Saiba mais em https://t.co/ISNKNSrzV2 pic.twitter.com/PJ2l5d8XBa
O segundo vídeo, o qual a reportagem optou por não divulgar por causa do conteúdo sensível, mostra o adolescente com ferimentos no peito, estirado no chão, ainda com vida. Uma colega usa uma camisa para tentar estancar o sangue, que já manchava a peça de roupa inteira, tingindo de rosa algo que antes parecia ser branco.
Após este momento, um grupo de outros alunos, que já estava perto, se aproxima, ergue o garoto e o carrega para fora do local. As imagens vão ser passadas para a polícia.
Seduc emite nota - O TNH1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que informou inicialmente estar apurando a situação. Por volta das 11h30, a matéria foi atualizada com o comunicado oficial da pasta. Leia abaixo na íntegra:
O Governo de Alagoas lamenta a triste ocorrência registrada na Escola Estadual Rubens Canuto, no Benedito Bentes, onde um desentendimento evoluiu para uma briga na área externa vitimando fatalmente o jovem Lázaro André Bezerra de Oliveira.
Dois adolescentes foram identificados e rapidamente apreendidos pela polícia, com autos devidamente formalizados. O Governo de Alagoas já determinou à Secretária de Educação a adotar as medidas necessárias à prestação de toda a assistência à família da vítima, ao tempo em que transmite o mais profundo sentimento de pesar nesse momento tão doloroso.
O Governo de Alagoas reitera o compromisso de fortalecer as atividades do já existente grupo de trabalho de combate à violência nas escolas, no sentido de intensificar o monitoramento. São 310 unidades estaduais de ensino com cerca de 170 mil alunos.
Por fim, o Governo conclama os pais, a comunidade escolar, a sociedade e as instituições em geral a fortalecerem o processo educacional como um todo, no sentido da transmissão de conhecimento, da formação, da orientação das novas gerações e da construção de um ambiente de paz.