Contextualizando

Vereador cobra melhor regulação para atenuar a situação de pacientes nas UPAs de Maceió

Em 21 de Maio de 2024 às 12:47

Em pronunciamento nesta terça-feira (21), na Câmara Municipal de Maceió, o vereador Leonardo Dias (PL) cobrou providências para a falta de regulação de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Segundo ele, na UPA do Trapiche da Barra, por exemplo, tem pacientes esperando transferência para um hospital há duas semanas, pelo que sugeriu a utilização do Hospital Veredas – “Lá tem vários leitos disponíveis”, garantiu.

O vereador diz que já recorreu aos secretários Gustavo Pontes (Estado) e Luiz Romero Farias (Prefeitura), mas que ainda não foi resolvida da regulação no acompanhamento de pacientes das UPAs, citando os casos de uma senhora com infecção em uma prótese e outra pessoa infartada, que continuam aguardando transferência para um hospital.

“Eu vi uma pessoa com mais de quatro dias entubada em uma UPA e sabemos que lá não tem estrutura para isso, mas a realidade não muda. Sinto que não estão dando o valor necessário para a vida dessas pessoas, talvez pela quantidade de muitos na mesma situação. Mas quando se vai na ponta e olha nos olhos de quem está sofrendo, é possível ver que é desumano”, argumenta.

Em Maceió, existem duas UPAs mantidas pela prefeitura -Trapiche da Barra e Benedito Bentes – e quatro de responsabilidade do governo do Estado – Jaraguá, Chã da Jaqueira, Jacintinho e Santa Lúcia.

Gostou? Compartilhe