Vento Nordeste: bombeiros e meteorologistas alertam para ventos fortes no litoral de Alagoas

Publicado em 25/10/2022, às 17h22
Reprodução
Reprodução

Por Ana Oliveira*

Ventos fortes vêm atingindo Maceió e o litoral de Alagoas nos últimos dias. O chamado “Vento Nordeste” é um fenômeno comum na região, e ocorre em todo litoral nordestino nesta época do ano, nos meses de outubro, novembro e dezembro. Meteorologistas explicam o fenômeno e bombeiros alertam para os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes provocados pela força do vento.

Em entrevista ao TNH1,o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Henrique Mendonça, explica a recente ventania e dá mais detalhes sobre o assunto.

 "O Vento do Nordeste são ventos de intensidade moderada a forte, ajudam a deixar o tempo seco, e com muito calor, acentuando o que já é comum nessa época. Os fortes ventos também podem em algum momento interferir na maré, mas até agora a Marinha não registrou nenhuma alteração. A tendência é que o fenômeno continue até a primeira quinzena de dezembro', diz o meteorologista. 

Já Emanuel Teixeira, também meteorologista, falou sobre o fenômeno meteorológico em entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Pajuçara : “Os ventos que vêm ocorrendo, são conhecidos como vento nordeste, muito comum nessa época do ano, normalmente a frequência desses eventos é finalzinho de outubro e durante o mês de novembro, não são todos os dias mas a maior frequência desses ventos é entre esses dois meses", Explicou Teixeira, ao alertar para possíveis transtornos que podem ser causados pela força dos ventos.

Alerta - Os ventos fortes assustam a população e podem provocar acidentes e o Corpo de Bombeiros (CB) mostra como se proteger nesses casos. “É preciso ficar atento e tomar cuidado com materiais que estejam danificados pelo vento e de alguma forma tragam riscos à população como letreiros de propaganda, janelas que estejam vibrando por conta da ventania, árvores que podem ter alguns galhos quebrados e que possam cair conta dos ventos fortes”, diz o cabo Cordeiro. “ A orientação, nestes casos, é ligar para os Bombeiros, principalmente se houver risco iminente de acidentes, e se afastar o máximo destes materiais. Se possível, isolar o local e abrir a ocorrência no 193”, concluiu o militar.

*Estagiária sob a orientação da editoria

Gostou? Compartilhe