O ritmo do afundamento da mina 18, no Mutange, em Maceió, diminuiu em relação à última atualização da Defesa Civil de Maceió. Em nova nota, divulgada às 17h, o órgão informou que a velocidade vertical é de 0,22 cm por hora. O acumulado do deslocamento vertical acumulado da mina n° 18 é de 1,87m.
LEIA TAMBÉM
Mais cedo, a Defesa Civil havia informado que, até 12h desta terça-feira (05), a velocidade era de 0,27 cm por hora. No mesmo informativo, eles divulgaram a mudança no nível operacional, que deixou de ser “alerta máximo” para “alerta”. No entanto, mantém-se a recomendação de que a população não transite na área desocupada, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo.
Nas redes sociais, o prefeito de Maceió explicou o que implica a mudança. "Na prática, isso significa que saímos de um risco iminente de colapso para um estágio de menor gravidade, mas que ainda requer atenção. O monitoramento continua sem parar", escreveu JHC em uma rede social.
A velocidade do afundamento do solo segue em queda desde a última semana. Na sexta (1º), era de 2,6 centímetros por hora; no domingo (03), caiu para 0,7; e, agora, está em 0,22. No acumulado, em 24h, há um movimento de 5,5 cm.